sábado, 12 de março de 2011

Centro de Juventude de Timon, Vitória da persistência!

Por : Chico Leitoa
Centro de Juventude de Timon -Ma

Há quarenta anos, um grupo de adolescentes criou a Juventude Esportiva Timonense (JET). Num primeiro momento, voltado apenas para ações recreativas, evoluímos para a parte cultural, chegando ao final da década de setenta onde apresentamos uma peça teatral, reminiscências, com 80 figurantes, inscrita e dirigida por um dos fundadores: Rubervan Du Nascimento. 


Os anos se passaram e muitos de nós fomos concluindo cursos superiores e a entidade passou a ganhar corpo e a ser vista como potencial, inclusive político. 


De certa forma não houve grandes renovações na agremiação e num determinado período nos voltamos quase que exclusivamente ao esporte, ganhando destaque em campeonatos Timonenses de Futebol. Em 1982 resolvemos participar do processo político eleitoral. Apoiamos o Napoleão que se comprometera a doar um terreno para a entidade, caso fosse eleito. O outro compromisso firmado era para ele não se meter na eleição seguinte. No entanto, foi só ‘migué’. Eleição ganha, terreno localizado, à época na periferia, no limite do Parque São Francisco com o Parque União, medindo 80×90. 


Doação aprovada na Câmara Municipal de Timon, em seguida feitos os devidos registros em Cartório, no ao de 1986. Chegamos ao Poder Municipal em 92 e 2000, mesmo tendo o terreno e o projeto pronto, não tivemos condições de implementá-lo.
Eis que, em 2006 com a vitória de Jackson Lago, vislumbramos imediatamente a possibilidade de vermos nosso sonho virar realidade.
Contratamos o Arquiteto Júlio Medeiros para fazer as devidas modificações e modernização do projeto. Depois de longa negociação e dificuldades criadas pela secretária de infra estrutura, com o devido parecer da procuradoria geral do estado, formalizamos o convênio entre o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Cidadania para implantação do Centro da Juventude. Obra concluída e com mais de três mil jovens à procura de espaço, conseguimos formalizar um convênio de manutenção pouco antes da cassação injusta do nosso querido Governador Jackson. O Convênio garantiu o funcionamento pleno até 31.12.2009, atendendo a 1.300 crianças e adolescentes (o que foi possível matricular).
Já não tínhamos mais um aliado no governo e sabíamos que iríamos ter dificuldades para mantê-lo funcionando na sua plenitude, no ano seguinte. 


Encaminhamos vários projetos para vários órgãos, levamos várias autoridades para conhecer aquele belo e importante projeto. Todos se encantaram com a beleza e a pujança arquitetônica, além da abrangência de suas modalidades de atuação. Uma família sensibilizada com a importância do centro fez a maior e mais importante doação de instrumentos musicais e livros raros, devidamente registrada em cartório para que se tivesse a garantia de sua boa utilização sem fins lucrativos. O Saudoso Mestre Antonio deve está sorrindo no Céu, pois além de sua herança cultural está em boas mãos, dentro de pouco tempo teremos a banda de música da Fundação, utilizando parte dos instrumentos que o Mestre deixou.
Surgiu uma luz no fim do túnel. O Governo do Estado anunciou que cada Deputado Estadual teria direito de propor até R$ 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil reais) de emendas ao orçamento, que seriam liberadas independentemente de partido. Mesmo perseguido eu estava no mandato.
Teoricamente tava resolvida a ‘parada’ e imediatamente propus uma no valor de R$ 600.000(seiscentos mil reais) que davam para manter o Centro com suas 14 modalidades, durante o ano de 2010. Elaboramos e encaminhamos o projeto em tempo hábil, na certeza de que seria liberado, afinal de contas eu tinha direito a 2.500.000 e a causa é nobre. Com a demora da liberação, resolvi procurar o então chefe da Casa Civil João Abreu, com quem tenho uma boa relação há bastante tempo. Ele, como sempre muito atencioso, me retornou indagando se eu não queria falar pessoalmente com a Governadora. Imediatamente marcamos e fui recebido por ela, acompanhada dos Secretários Max Barros e Hildon Rocha.
Conversa aberta e tranquila, de parlamentar para Executivo, falei sobre as hidrelétricas, segurança pública e saúde, principalmente de Timon e, claro, sobre o Centro da Juventude. Ela tinha boas e elogiosas informações através dos secretários de Esportes e do de Cultura. Ficou acertado que a emenda seria liberada, voltei animado, porém já se passaram mais de um ano e nada.
O Centro não parou de funcionar, graças à boa vontade de seus instrutores e individualmente estamos bancando as despesas com os vigias (improvisados e em número insuficiente), água, telefone, material de expediente, limpeza e energia elétrica, que só este ano a amiga da onça Cemar já cortou duas vezes. 


Só essas despesas se aproximam de 8.000,00(oito mil reais) todo mês, com as devidas reduções. Sem falar das competições esportivas. Claro, acumulando débitos. Vamos continuar levando gente para conhecer o Centro, elaborando e encaminhando Projetos e solicitações e insistindo com o Governo do Maranhão. Um dia a gente acha um filho de Deus que ajude a gente a tocar este que é sem sombra de dúvidas, o mais importante projeto do gênero em todo o Estado. Fisicamente, o prédio está em perfeito estado de conservação, até pelo carinho que a comunidade tem por ele.
São 1.300 crianças e adolescentes, jovens de maneira geral, que no contato com o Esporte, cultura e lazer estão se livrando da ociosidade e eventuais descaminhos, que tanto infelicitam as famílias de jovens que não tendo alternativas, acabam sendo alcançados, dentre outras coisas, pelo uso de drogas.
Certa vez o velho Wall Ferraz me disse: ”Se tens convicção e bons propósitos, siga em frente que o resultado virá”… Com certeza virá, Deus ajuda as causas nobres.
Blog do John Cutrim

Greve no Maranhão repercute nacionalmente.

Fábio Ramalho – Portal  CTB
Governo do Maranhão continua sem dar ouvidos a greve

Agora o governo Roseana Sarney tenta manipular a opinião pública e mente para a sociedade ao dizer que agora está organizando a rede estadual, a começar pelo calendário escolar, e que tudo vai bem na educação. Vale dizer que o ano letivo começou, no dia 21, sem muitas escolas terem sequer carteira para os alunos sentarem;

O governo envereda por um caminho perigoso quando atribui aos educadores o não cumprimento de um acordo para regularização do calendário escolar que há anos está defasado, não pelos protestos dos trabalhadores, mas por falta de professores.

A governadora Roseana Sarney, que anunciou que faria “o melhor governo da sua vida” e que “a educação passaria por uma revolução”, tem a oportunidade de entrar para a história ao atender às reivindicações dos educadores.

Afinal, o Maranhão disputa os últimos lugares no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A situação do ensino cada vez mais precária deve-se a política de sucessivos governos que não priorizaram a Educação. Sabemos da crise pela qual passa a educação pública no país, e no Maranhão não é diferente, com um agravante: aqui se encontram cinco das 20 piores escolas do Brasil.


A greve na Educação Pública Estadual do Maranhão, que iniciou no dia 1º de março, ganhou força com o passar dos dias. As manifestações e as constantes blitz nas portas das escolas organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) surtiram bons resultados. Foi o que avaliou a direção do sindicato em reunião na última sexta-feira (04), em que analisaram os efeitos da primeira semana de paralisação.
Segundo o secretário de comunicação do SINPROESEMMA e presidente da CTB-MA, Júlio Guterres, aproximadamente 90% da categoria aderiu à paralisação que tem como foco principal reivindicar contra as precárias condições de trabalho dos educadores que iniciaram o ano letivo de 2011, no dia 21 de fevereiro, com salas superlotadas e sucateadas, escolas com falta de mesas e cadeiras para alunos ou escolas sem professores, entre outros problemas. “O governo iniciou as aulas no estado só mesmo para dizer que o ano letivo começou, mas da maneira que está é como se não houvesse preocupação com o futuro dos alunos, pois se nem as escolas têm condições quem dirá em relação à valorização do professor”, diz o dirigente.
Os professores de Matões também aderiram a greve. Até o momento, o governo se mantém irredutível em não negociar com os professores paralisados. A única proposta apresentada, até o momento, foi de reajuste salarial de 10% para outubro deste ano, mas a categoria rejeitou por conta que em 2010 não houve acréscimo na folha de pagamento dos educadores.

quinta-feira, 10 de março de 2011

REVOLTANTE Criança é Velada Viva em Chapadinha, cidade do Maranhão!

Vejam o Vídeo e a negligencia do hospital Maranhense! 


Até onde vamos nesse estado, mais uma decepção do Governo Sarney. Um governo Cinematográfico!


quarta-feira, 9 de março de 2011

Parabéns Mulheres Matoenses!

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!