sábado, 18 de agosto de 2012

Em São Luis uma grande opção para Vereador, Geraldo Castro.



Professor Geraldo Castro - Vereador 65789
Professor Geraldo Castro (65789). 
Professor Geraldo Castro é o que se pode chamar de uma “simpatia de pessoa”.
Ainda na juventude,  Geraldo Castro destacou-se como líder estudantil e depois, já na profissão de professor “com muito orgulho”, como costuma afirmar, esteve à frente do Sindicato dos Professores da Rede Particular.
Entre as atividades políticas recentes, teve papel de destaque nas eleições de 2010, quando coordenou a campanha de Flávio Dino ao governo do Maranhão.
Atual suplente de vereador, Professor Geraldo Castro esteve por oito meses no exercício do mandato. Sua passagem pela Câmara foi digna de grandes elogios pelas mais diversas correntes de opinião, sendo considerado um diferencial na Câmara de Vereadores.
Enquanto esteve no mandato,  Professor Geraldo Castro defendeu a transparência e o controle social das contas públicas, e foi um dos principais intermediadores do acordo que pôs fim à greve dos rodoviários, sem que o desfecho do movimento resultasse em aumento de tarifa das passagens para a população.
Entre as iniciativas que marcaram a sua intensa atividade legislativa, destaca-se a autoria da Lei de Acesso à Informação, adequadas às questões do município; e a indicação ao governo estadual para a suspensão do pagamento da taxa de esgoto, em virtude de a Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (CAEMA) não atender às exigências de proteção ao meio ambiente.
Outra luta do Professor Geraldo Castro foi o combate às drogas, sobretudo ao crack, que tem colocado crianças, adolescentes, jovens e adultos em condições lamentáveis. Nesse sentido, o então vereador em exercício cobrou da Prefeitura de São Luis medidas do Plano Emergencial de Combate as Drogas, do governo Federal e aplicação dos Consultórios de rua.
Sempre atento às questões ligadas à educação, como não poderia deixar de ser, foi um incansável defensor das causas estudantis e chegou a dialogar com o ministro da Educação, Aluísio Mercadante, a correção dos erros das últimas edições do Enem.
Chegando à Câmara como vereador eleito, Professor Geraldo Castro garante que defenderá as seguintes bandeiras prioritariamente: escola em tempo integral; fixação de metas para rede municipal de ensino; defesa do Portal da Transparência, cumprimento da Lei Capiberibe, que prevê a publicação dos gastos públicos na internet; licitação do sistema de transporte coletivo com participação das comunidades; e implementação e regularização da coleta seletiva de lixo, além da revisão do contrato entre o Município e Caema.
Por ter história, propostas, ideais sociais e socialistas, o blog indica Professor Geraldo Castro para vereador de São Luis 65789.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

LÉO COUTINHO, SUELY PEREIRA E LUCIANO LEITOA: EM CAXIAS, MATÕES E TIMOM A TACA NA OLIGARQUIA SARNEY ESTÁ GARANTIDA.

O AVANÇO DO PSB NO MARANHÃO CONTRA A OLIGARQUIA
Luciano Lidera em Timon.
O candidato a prefeito Luciano Leitoa (PSB) é o favorito em Timon com larga vantagem em relação aos demais concorrentes locais. Na última pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, realizada entre os dias 10 e 12 de agosto, em 31 bairros e 12 povoados do município, Leitoa pontua 59,33% das intenções de voto estimuladas.

Em segundo lugar, o candidato apoiado pela prefeita Socorro Waquim (PMDB), atual vice-prefeito Edivar Ribeiro (PMDB), alcança apenas 19,33%. Em terceiro, o candidato Alexandre Almeida (PSD) marca 9,67%. Em quarto, o candidato Costa (PSOL) tem 0,33%. Indecisos somam 9,33% e nulos ou em branco 2%. Margem de erro para mais ou menos de 5,54%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o Protocolo MA-00078/2012.

Suely lidera em Matões.
Suely Pereira (PSB) a cada dia o seu favoritismo cresce na cidade de Matões, a atual prefeita enfrenta o vereador e ex-aliado que não sai dos 19% nas intenções de votos, e com seus 60% de rejeição é impossível ultrapassar a candidata Suely, outro aspecto negativo para o candidato é o fato do mesmo não ter popularidade, enquanto Suely visita as milhares de obras realizadas em sua gestão e vai em reuniões de pré-candidatos a vereador, Elinaldo é rejeitado nas portas das população matoense. Suely caminha para a reeleição e não terá dificuldade, visto que ultrapassa os 80% de aprovação e os 70% de intenção de votos.

 Léo Coutinho lidera em Caxias.
Caxias e Timon são os dois maiores  municípios do leste maranhense e, curiosamente, em ambos os candidatos do PSB surgem como francos favoritos na disputa com seus oponentes do PMDB. Como se constata nas últimas pesquisas Escutec e Amostragem, na Princesa do Sertão, o candidato Léo Coutinho (PSB) tem mais do dobro do segundo colocado, o candidato Paulo Marinho Júnior (PMDB).

Além disso, contra os candidatos do PSB em Caxias, Matões e Timon figuram em terceiro e segundo lugar candidatos identificados com o governo Roseana Sarney (PMDB), o que são os casos de Helton Mesquita (PSC), Elinaldo Colaço (PSD) e Alexandre Almeida (PSD), uma sinalização de como a disputa municipal de 2012 será uma prévia da de 2014.

Decerto que hoje não se vê mais a guerra panfletária contra a oligarquia Sarney como se fazia no século passado… O grosso da oposição estadual atualmente faz o confronto light, embora também mais pé no chão. 

(Por Jotônio ViannaOff10@uol.com.br/ editado por Léo Rodrigues)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Programa Segundo Tempo" avança em Matões

Por Eduardo Silva/blog do Eduardo Costa

Médico atende crianças do Programa Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, que teve seu início em Matões no final de junho, voltou com força total após o recesso escolar. No município funciona dividido em 4 núcleos, com 100 alunos cada, totalizando 400 estudantes contemplados.

Crianças incluídas no Programa Segundo Tempo
O programa atende crianças e adolescentes que estão matriculados e frequentando regularmente a escola, com o objetivo de assegurar a permanência destes em sala de aula, além de ampliar o acesso à prática das mais variadas modalidade esportivas. No município são trabalhadas as atividades de futsal, handebolvoleibol, capoeira, xadrez e tênis de mesa.

DIA DOS PAIS: SARNEY QUER O OCENANO ATLÂNTICO TRABALHANDO POR ROSEANA.


Por: César Bello.

O amor dos pais pelos filhos não tem limites. O problema é quando estes comportamentos prejudicam aos filhos dos outros. Pior ainda quando toda uma coletividade é sacrificada por sentimento forjado na culpa.

Pois bem, Sarney compensa a culpa de pai ausente com bens materiais. Faltou a filha em momento crucial na adolescência da mesma. O Maranhão paga até hoje o resgate psicológico imposto a Sarney por Roseana.

Vê-lo mimando-a são relatos comuns dos "chegados". Em Curupu, Sarney embalava a rede em que a preguiçosa dormia. Benedito Buzar o "historiador" do clã registrou o terno momento para o "novo livro".

Neste domingo, Sarney brinda aos pais maranhenses na sua Coluna com o artigo "São Luís polui o Atlântico". Ele encarrega o mitológico Oceano do trabalho de saneamento das praias do Maranhão.

Sarney culpa "jabuti, enchente e mão de gente" pela poluição das praias de São Luís . Traído pelo inconsciente diz: "O Maranhão está com caracteristicas de se autoflagelar". O sentimento(transferência) é dele, não nosso.

O Seminário Integrahans-Padrões Epidemiológicos da Hanseníase aponta o Maranhão como o terceiro estado em casos de doença. São Luís registrou 656 casos em 2011. A falta de condições sanitárias é a principal causa da doença.

Em quem acreditar? Sarney por culpa de pai ausente, credita a poluição das praias "a preguiça" do Oceano Atlântico. A chefe do Departamento da Secretaria de Saúde do Estado, Léa Márcia Melo diz "o estado tem 40 casos de hanseníase por mil habitantes".

Flávio Dino participa de comício de Luciano Leitoa em Timon.

Final de semana de intenso trabalho de campanha para o candidato a prefeito de Timon. Candidato pelo PSB, Luciano Leitoa teve como principal atividade de campanha um comício realizado na última sexta-feira na avenida 03, no bairro Parque Piauí. Com grande público, o evento contou com a presença do presidente da Embratur, Flávio Dino, do candidato a vice Danísio Marabuco, do ex-prefeito Chico Leitoa e de vários candidatos a vereador.




Convidado especial da atividade de campanha do evento, Flávio Dino não poupou elogios ao candidato do PSB. Disse que Luciano Leitoa é o mais preparado dos candidatos a prefeito da cidade. Ele ressaltou que ganhando a eleição, o socialista terá amplo apoio do governo Dilma Roussef para conseguir recursos para executar projetos no município.

Flávio Dino também elogiou seu colega de partido, o vice Danísio Marabuco, ao afirmar que o candidato é também o vice mais preparado. “Podem fazer um debate que Danísio Marabuco facilmente ganhará”, completou. 


Por: Elias Lacerda

ADVOGADO MATOENSE PRESTA COMPROMISSO NA OAB-MA.


Por: João Neto

  Na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil, por sua Seção no Estado do Maranhão, tomou o compromisso legal do jovem advogado matoense Marcus Vinicius Ribeiro de Oliveira, o qual recebeu a respectiva carteira que o habilita à profissão, com a inscrição sob o número 11.450, após obter aprovação, com merecido destaque e louvor, no respectivo Exame de Ordem.
  O novo causídico é filho do casal de professores Antonio Carvalho de Oliveira (in memorian) e Sônia Ribeiro de Oliveira, educadores de primeira grandeza em nossa cidade.
  O doutor Marcus Vinicius, antes de ingressar na senda da advocacia, trabalhou como policial militar em Matões, com passagem sem mácula pela briosa corporação, diga-se de passagem.
  Os que fazem a Gazeta Matoense aproveitam o ensejo para parabenizar o novel profissional, discípulo de Santo Ivo (1253-1303) - padroeiro dos advogados - na oportunidade em que desejam votos de profícua realização e brilhantismo na carreira ora abraçada.