sábado, 11 de dezembro de 2010

'Eu não tenho como fazer outra coisa a não ser política', diz Lula

Presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques
Wagner, durante cerimônia de formatura do Todos
pela Alfabetização (Topa) 2009/2010 e homenagem
multicultural ao Presidente da República.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta sexta-feira (10) que vai continuar na vida política quando deixar a Presidência da República. Lula participou em Salvador (BA) da cerimônia de formatura de turma do projeto Todos pela Alfabetização (Topa).

“Eu vou continuar na vida política. Eu não tenho como fazer outra coisa a não ser política. E agora, muito mais à vontade porque quando eu chegar aqui na Bahia, certamente eu vou bater papo numa certa casa, sem compromisso, sem segurança, sem protocolo, sem cerimonial para encher o sabe, sabe, sozinho, como nos velhos tempos."

Em tom de brincadeira, Lula ainda falou que, assim que deixar a Presidência, não vai precisar se preocupar com a imprensa. "Eu vou poder tomar um negocinho qualquer, que eu não vou dizer o que é, sabe, sem preocupação com a imprensa, sem se preocupar com a fotografia, vamos conversar mais livremente, sem preocupação com as palavras”, disse o presidente.
 
Eu vou poder tomar um negocinho qualquer, que eu não vou dizer o que é, sabe, sem preocupação com a imprensa, sem se preocupar com a fotografia, vamos conversa mais livremente, sem preocupação com as palavras"
 
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula voltou a afirmar que, entre suas metas após deixar o cargo está percorrer o Brasil e  “desencarnar da Presidência”.

“E vou voltar a andar pelo Brasil. Por duas coisas. A primeira que tenho de fazer é desencarnar. Eu tenho de desencanar da Presidência. Ou seja, oito anos é pouco para quem está no governo. É muito para quem está na oposição. Para mim foi nada. Quando eu comecei a gostar, pronto venceu meu mandato."

Segundo Lula, ex-presidente não pode ficar dando palpites no novo governo.
"Eu preciso desencarnar para poder tirar de mim todas as coisas. Porque esse negócio de ex-presidente começar a dar palpite vai prejudicar quem está na Presidência. Então, eu quero desencarnar, eu quero voltar o mais perto possível da normalidade que eu ser humano pode contar, para depois começar a viajar o Brasil”, afirmou.
 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Promotor de Timon pede bloqueio de FPM da prefeitura para limpar a cidade.

Moradores timonenses fazem mutirão.

Fonte: Elias Larcerda

O Promotor de Justiça Antônio Borges Júnior (Curador do Meio Ambiente de Timon) ingressou com ação civil pública, pedindo liminar para o bloqueio do valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) da conta bancária mantida pela Prefeitura de Timon junto à agência do Banco do Brasil.

O valor bloqueado, caso concedida a liminar, será transferido para uma outra conta corrente na mesma agência bancária e somente será movimentada por três componentes de uma força-tarefa nomeada pela Justiça, que terá como função realizar serviços urgentes de limpeza das ruas de Timon no prazo de 30 (trinta) dias, solucionando o grave problema da demanda reprimida de lixo acumulado nas ruas.

Ao fim do prazo de trinta dias a força-tarefa prestará contas dos valores gastos nos serviços efetivamente realizados (coleta do lixo, capina, varrição, limpeza de bueiros e galerias, etc) e terá que deixar a questão do lixo em patamares aceitáveis, quando então a Prefeitura reassumirá sua obrigação de executar o serviço de limpeza pública de modo eficiente e com qualidade.

O blog do obteve em primeira mão essa informação, quando ocasionalmente se dirigiu ao Fórum e presenciou a ação chegando à 2ª Vara. Ao tomar conhecimento do que se tratava, buscou-se entrevistar o Promotor Antônio Borges Júnior, mas este pediu desculpas e não pôde nos atender porque estava em audiência.
A Dra. Susi Ponte de Almeida, Juíza titular da 2ª Vara(foto ao lado), também foi procurada pela reportagem, no entanto estava tratando dos serviços da Justiça Itinerante que se deslocará no dia 14 de dezembro para o Povoado Bonitinho, zona rural de Timon-MA, onde serão realizadas audiências e também casamentos comunitários.

Roseana e o governo do papel Higiênico.

O Secretariado de Governo de Roseana Sarney é tão enrolado, que já está sendo chamado de papel higiênico. A comparação ganha sentido pela sujeira que abriga e quando aberto o cheiro é nauseabundo.

Os nomes que compõe a "renca", são os mesmos que originam a rota dos crimes, que saindo do Maranhão(Waldir) passa pela Raposa (Anselmo) e chega ao Palácio(Tadeu).

Waldir não consegue explicar a origem de R$ 500 Mil de gastos de campanha, embora todo o Maranhão saiba.

Raposo não esperou as uvas amadurecerem, deixando do governo com o rabo sujo entre as pernas.

Tadeu queria passar Palácio ao seu nome, mas não explicou a "matança" dos 18% dos recursos no Rio da Bicas.

Essa rota vai se repetir com outros nomes no futuro governo.

Para eles a farsa para nós a tragédia. Triste Maranhão.

Por: Cesar Bello

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vereadora Christiane Pinheiro é a mais votada em enquete no blog Matões Noticias.

Por: Abdenaldo Rodrigues
Vereadora Christiane Pinheiro
Após dois anos de mandato, este blog verificou o índice de aprovação dos edis da Câmara Municipal de Matões, solicitando aos nossos visitantes que respondessem a seguinte pergunta: Se as eleições  fossem hoje, em quem você votaria dos atuais vereadores?.

Com 41% dos votos, de um total de 167 internautas votantes, durante seis dias, a vereadora Christiane Pinheiro (PHS) foi a mais votada com 70 indicações,  superando os vereadores Hosaías Oliveira-PDT (31%) e Elinaldo Colaço-PSB (13%), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Christiane Maria Oliveira Pinheiro de Melo é filha da ex-vereadora Tânia Pinheiro e do Diretor do Setor de Transportes da Prefeitura, Paulo Pinheiro. Nasceu em Recife (PE), em 10 de junho de 1987. Veio para Matões ainda criança. É Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito e Processo do trabalho. Está no seu primeiro mandato, eleita com 524 votos. 


A vereadora, que é presidente da Comissão de Terras da Câmara, recentemente foi eleita à mesa diretora, como vice-presidente da Câmara Municipal, para o segundo biênio (2011/2012), onde foi reeleito o atual presidente da casa, Ferdinando Coutinho. 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Programa internacional avalia o MARANHÃO como a segunda pior educação do País.

A educação do Maranhão anda de mal a pior. De acordo com o desempenho dos alunos do maranhense no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, o estado ficou com a penúltima posição no ranking, atrás apenas de Alagoas.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgou censo recente, que coloca o Maranhão em segundo lugar em mortalidade infantil. Nas olimpíadas da miséria só perdemos para Alagoas, neste índice inaceitável no século XXI.

Diante de mais um destaque negativo para o Maranhão, constata-se o mal que a família Sarney promove ao longo destes infelizes 50 anos.

Não há como negar a responsabilidade de Roseana Sarney, quando nomeia para as pastas de Educação, Saúde, Segurança, Habitação, Saneaento e Infra-Estrutura, parentes, domésticos políticos ou seus seguidores.

Para mostrar a relação da causa e efeito, basta ver o caso da saúde. Ricardo que é bacharel em direito sem nunca ter assinado uma peça, foi nomeado Secretário de Saúde. Sua administração foi marcada como pelas promessas de 72 Hospitais que não foram concluídos. Várias denúncias contra a má gestão dos recursos na saúde foram divulgadas. Alugueis de helicópteros, jatinhos e pequenas aeronaves postos à fins políticos, contratação de terceiros
para arregimentação eleitoral foram práticas comuns.

Ricardo vai para a Presidência da Assembléia fazer mais promessas e deixa José Márcio Leite tomando de conta dos negócios, enquanto vidas são ceifadas de forma prematura.

Por isso é que me pergunto todos os dias, como eles conseguem dormir em paz? Seria psicopatia ou sociopatia? Com a palavras os criminalistas e psiquiatras.

Rubéns Pereira Jr - Seminário popular e democrático

 
O Deputado Estadual Rubens Pereira Jr. (PCdoB), enviou convite aos camaradas, companheiros, aliados e líderes políticos para participarem do Seminário – Parlamento e Democracia: Construção de um Mandato Popular e Democrático.

O evento de grande relevância para o debate sobre o mandato do deputado e da atual situação política do Maranhão e do Brasil vai contar com a participação do deputado federal Flávio Dino, do consultor da câmara dos deputados Flávio Tonelli Vaz, do deputado estadual Lula Morais do PCdoB pelo Ceará e o deputado estadual Raul Carrion do PCdoB pelo Rio Grande do Sul.

O seminário vai acontecer no plenarinho da assembleia legislativa, nesta sexta-feira, das 08h30 às 18h00.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Senado aprova mudanças no Código de Processo Penal

Entre alterações está redução de recursos e fim de prisão especial.
Proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.


O senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator da
reforma do Código de Processo Penal, em sessão
do Senado nesta terça
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (7), em segundo turno, um projeto que faz diversas alterações no Código de Processo Penal. O projeto, relatado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi debatido com diversos especialistas e tem como objetivo acelerar o trâmite dos processos judiciais na área penal. A proposta,que está sendo chamada de “Novo Código de Processo Penal”, segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Uma das medidas aprovadas é a redução do número de recursos. Atualmente, por exemplo, os advogados podem apresentar vários embargos de declaração sobre o mesmo caso. Esses recursos não visam alterar a decisão judicial, mas apenas esclarecer pontos da decisão. Com o novo código, só será permitido apresentar um recurso desse tipo em cada instância.

O projeto também separa o juiz que trabalha na fase de investigação do juiz que fará efetivamente o julgamento do caso. A intenção é evitar a “contaminação” do magistrado pelo processo. O magistrado que atua na parte de investigação passará a ser chamado de juiz de garantias. Esse juiz poderá atuar fora de sua comarca, ampliando a área de atuação do magistrado.

O novo código permite ainda a aplicação de medidas mais relativas do que a prisão ou a libertação do suspeito ou criminoso. O juiz passará a ter no escopo de suas possibilidades a prisão domiciliar, o monitoramento eletrônico e a suspensão de atividades profissionais, por exemplo. O texto também prevê o fim da prisão especial para quem tem curso superior ou foro privilegiado. Somente para magistrados o privilégio é mantido porque o tema está em outro tipo de legislação.

Na votação desta terça-feira foram incluídas no projeto mais de cem emendas. Uma delas cria a figura do administrador judicial de bens sequestrados. Outra emenda altera prazos para a instrução de processos propostas pelo novo código.

Um recuo feito pelo relator foi em relação ao habeas corpus. Na primeira versão do projeto ele propunha várias alterações nesse mecanismo, mas após conversas com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF), Casagrande decidiu não fazer alterações sobre o tema.

 

Brasil fica em 53º lugar em prova internacional que avalia capacidade de leitura.


Folha de São Paulo

O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.
O exame, que é aplicado a cada três anos, é divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.
No Pisa 2009, o foco de análise foi a leitura. Nesse ranking, o Brasil obteve 412 pontos –a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos. Foram avaliados diversos aspectos na leitura, como a capacidade de reflexão, avaliação e interpretação dos alunos, por exemplo.
De acordo com o relatório divulgado pela OCDE, o Brasil teve “um grande ganho” na nota de leitura nos últimos anos. Apesar disso, o país ainda fica atrás de Chile (44º), Uruguai (47º), Trinidad e Tobago (51º) e Colômbia (52º). Por outro lado, o Brasil conseguiu ficar à frente da Argentina (58º) e do Peru (63º).
Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram com 405 pontos. Em matemática, a nota ficou em 386 pontos (a China obteve 600 nesse quesito).
Dificuldades
O relatório apontou que o Brasil tem dificuldades para melhorar a educação, uma vez que o país é grande e tem muitas escolas rurais.
Sobre o levantamento, o Ministério da Educação afirmou que o Brasil está entre os países que mais cresceram no Pisa nos últimos anos, cumprindo a meta do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) de atingir a média 395 pontos nas três matérias.

Farra das diárias: na Casa Civil funcionários receberam mais que a governadora e a secretária Olga Simão.

A Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão gastou em dez meses R$ 462.892,99 só em diárias para funcionários, incluindo os R$ 9.374,28 de Roseana Sarney Murad. O vice-governador, João Alberto de Sousa, embolsou R$ 20.446,56, bem mais que a governadora.

A Chefia do Gabinete Militar, que recebe as transferências da Casa Civil, gastou R$ 239.715,05. Um secretário de estado ganha algo em torno de R$ 500,00 cada diária, o adjunto percebe perto de R$ 300,00 e um funcionário comum não mais que R$ 200,00 Abaixo a relação dos que perceberam acima de R$ 7 mil como diárias da Casa Civil:

Celso Antonio Rocha Santos Sobrinho – R$ 10.851,94

Ernane César Sarney Costa – R$ 11.081,10

Israel Nogueira Ferreira – R$ 9.055,18

João Alberto de Sousa – R$ 20.446,56

Pedro da Silva Ribeiro Filho – R$ 10.688,00

Roseana Sarney Murad – 9.374,28

Rubens Júnior destaca evento de combate à corrupção

Dep. Rubéns Jr
O Dia Internacional contra a Corrupção e as ações que envolvem a data foram os assuntos destacados pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) na manhã desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, o combate à corrupção é um dos pilares para o desenvolvimento das democracias brasileira e mundial.

No Maranhão a data será celebrada no dia 9, quando a unidade regional da Controladoria Geral da União (CGU) preparara atividades com foco no incentivo à participação da sociedade no controle dos gastos públicos.

“É uma oportunidade também para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos da cidadania e da participação política, pois combater a corrupção não é apenas um trabalho dos órgãos de fiscalização, mas de todos nós”, justificou o parlamentar.
SAIBA MAIS
A data é uma referência a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção ocorrida na cidade de Mérida (México). A proposta de criação do dia internacional foi apresentada pela Delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil. O Congresso Nacional Brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada passando a vigorar no Brasil com força de lei.

No Estado, o Dia Internacional contra a Corrupção será celebrado das 14h às 21h, quando a CGU promove, na Praça Nauro Machado, no Reviver, a distribuição de cartilhas e apresentação de artistas locais. O evento é aberto à participação de todos os interessados.

Em todas as unidades regionais da CGU serão realizadas palestras e ações de capacitação, para as quais foram convidados membros dos conselhos de controle social, que acompanham nos municípios as ações e resultados do programas federais, e os líderes locais. Os eventos contarão com a participação de representantes do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos Estaduais, do Departamento de Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Flávio com camaradas, parceiros e companheiros

C O N V I T E

O deputado federal e ex-candidato ao governo Flávio Dino convida para a Plenária Estadual O MARANHÃO É DE TODOS NÓS, que será realizada no dia 11/12, às 9 horas, no auditório do Quality Grand Hotel São Luís(antigo Hotel Vila Rica, na Praça Pedro II, Centro de São Luís).

Contaremos com a presença de nossos candidatos, dirigentes partidários do PCdoB, PSB, PPS e PT; lideranças sindicais e populares.

Sua presença é muito importante para mantermos acesa a chama da renovação e da mudança.

Compareça,

Parabéns a Philipi Desiderio

Parabéns ao Jovem Philip Desiderio pela luta vencida, o mesmo foi aprovado no vestibular para Publicidade e propaganda na faculdade CEUT da capital Teresina.

Sempre acreditávamos em seu talento , e não podemos esquecer que você foi contribuidor  para o lançamento do Blog Matões em Destaque.
Mais um vez Parabéns.

Promessômetro indica que faltam 27 dias para a governadora Roseana Sarney entregar os 72 hospitais


Da série “promessômetro de Roseana”. A governadora Roseana Sarney afirmou durante a campanha eleitoral que entregaria 72 hospitais, todos eles funcionando, equipados e com quadro de funcionários, até o final do ano. Hoje é sábado, dia 4 de dezembro de 2010. Portanto, pela contagem regressiva, faltam 27 dias para a governadora Roseana Sarney entregar ao povo maranhense os 72 hospitais prometidos.
O “promessômetro” foi criado pelo blog no último sábado e funcionará como uma espécie de contagem regressiva para registrar, monitorar e cobrar todas as promessas feitas pela governadora Roseana Sarney durante a campanha eleitoral deste ano.
Com o objetivo de auxiliar a memória do leitor, a nova ferramenta vai ser útil para a população cobrar todas as propostas da governadora, realizadas ao longo da última eleição, reunindo, para isso, material institucional de campanha no horário eleitoral, entrevistas em emissoras de TV e Rádio, publicações em jornais e na internet, falas em debates entre outros.
O blog disponibilizará também vídeos, áudios e recortes do período com o conteúdo dos compromissos firmado entre Roseana e o eleitor maranhense.
Demos início com a promessa da entrega dos 72 hospitais. E de acordo com o cronograma estabelecido, enfatizamos: faltam apenas 27 dias para a entrega dos 72 hospitais. PS.: A charge é de autoria do jornalista José Linhares.

Dessa vez "LOBÃO NÃO FOI O BOM" a presidente eleita Dilma não o anunciou no Ministério de Minas e Energia.


BRASÍLIA – A presidente eleita, Dilma Rousseff, anunciou na tarde desta sexta-feira, 3, três novos ministros para compor o seu governo. Ela confirmou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na Casa Civil, o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, na Secretaria Geral da Presidência, e o deputado federal José Eduardo Martins Cardozo no Ministério da Justiça. O anúncio foi feito por meio de comunicado, como ocorreu com a divulgação na semana passada da equipe econômica.
“A presidenta eleita orientou os futuros ministros a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica”, informou o texto divulgado pela assessoria de imprensa de Dilma.
A expectativa inicial era de que a equipe de transição anunciasse os nomes de mais seis ministros já escolhidos por Dilma. Entre eles estariam os nomes de três ministros indicados pelo PMDB, todos negociados com a cúpula do partido.
Em reunião na noite de quinta-feira, 2, no entanto, o partido concluiu que o ideal seria anunciar o nome de seus ministros em bloco, e não separadamente. Os peemedebistas avaliaram que o anúncio “fatiado” dos nomes acabaria dando a ideia de enfraquecimento do PMDB.
As indicações seriam a manutenção do atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi (SP), da cota pessoal do vice Michel Temer; o senador Edison Lobão (MA) que voltaria ao Ministério das Minas e Energia, por um acordo com grupo do presidente do Senado, José Sarney (AP); e Nelson Jobim, que também permaneceria no Ministério da Defesa. Jobim, embora do PMDB, teve como padrinho o presidente Lula.