terça-feira, 20 de novembro de 2012

Familiares da vereadora eleita por Timon, Dinair Veloso, fizeram a festa da vitória no povoado Quilombo

do blog (Matões Notícias apud  Antônio Francisco/Portal Timon FM)
Dinair Veloso (centro) reunida com a família

O ultimo Sábado (17) foi pequeno para tanta felicidade da única vereadora mulher eleita por Timon, nas eleições municipais de outubro. Para comemorar a vitória nas urnas, familiares de Dinair Veloso lhe presentearam  com uma festa no povoado  Quilombo, pertencente ao município de Matões.

Prefeita Suely Pereira e Rubens marcaram presença
A festa contou com a presença de vários autoridades da politica e da justiça maranhense, que compareceram para parabenizar a ilustre vereadora que é matoense, no entanto mora na cidade de Timon desde criança.

Dinair com os pais, Enoque e Aldecir









Os   pais  da vereadora, o Sr. Enoque Pereira  e a  Srª Aldecir, ambos  muito conhecidos na região, confidenciaram  estar bastante felizes em saber que, próximos de completar  60 anos de casados, estavam  realizando o sonho  de  ter uma filha  vereadora: "Para nós é muito gratificante e é por isso que  convidamos  nossos  familiares  e amigos para este almoço  em nossa casa", disse emocionado o Sr. Enoque.
Estavam  presente todos os irmãos  de Dinair: Enoque Júnior, Arimateia, Jairzinho, Delmair, Verinha, Mazé e Suely Capuama. As autoridades presentes também deram um abraço na vereadora eleita. Entre eles, o juiz titular do município de Barra do Corda, Dr. João Neto, o ex-deputado Estadual Rubens Pereira, a prefeita reeleita de Matões, Suely Pereira,  o vice-prefeito de  Aldeias Altas, Genivaldo da Costa (Gênio) e sua esposa Antônia, o ex-prefeito de Matões, José João; os secretários municipais de Matões, profª Maria José (Nete), Oziel Silva, Zé Natan e Paulinho; os advogados Júnior Bacelar e João Janjão e o empresário Reginaldo Janjão.

Governo não quer parceria com prefeitos de oposição, diz Rubens Júnior

da agencia Assembléia

Foto Materia

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) ironizou, na sessão desta terça-feira (20), o fato do governo do Estado haver anunciado, em seminário com os novos prefeitos, que pretende realizar parceria institucional com os municípios. Para o parlamentar, trata-se “de uma expressão bonita e de bom marketing, fácil de ser vendida”, mas que tal parceria não existiria.

“Em nome do mandato que exerço, em nome do povo do Maranhão quero afirmar que no nosso Estado tal parceria institucional não existe, é um engodo, uma mentira, uma propaganda apenas. Prefeitos de oposição são tratados como adversários e perseguidos. Deputados estaduais de oposição são tratados como adversários e perseguidos e o governo vem convocando todos os prefeitos e dizer: olha, o tratamento vai ser indistinto, não depende de partido político”, relatou.

No plano nacional, Rubens Júnior disse que o governo federal faz a parceria institucional, assim como em alguns Estados. “Senão vejamos: já que se é para fazer parceria institucional, por que não se faz uma parceria institucional com um deputado da Casa, que aprovou a sua emenda no orçamento, o orçamento virou lei e a emenda não é liberada? Por que nós votamos de acordo com o nosso entendimento e contra a orientação do governo? Não teve parceria institucional com o prefeito João Castelo, não teve com o prefeito Humberto Coutinho e não teve com a prefeita Suely, de Matões, porque são de partidos tidos de oposição”, denunciou.

O parlamentar enfatizou que a parceria institucional anunciada pelo governo “na verdade é uma peça de propaganda antecipada”, e relatou que perdeu as contas de quantas vezes tentou liberar suas emendas parlamentares e não conseguiu. Rubens Júnior disse que mesmo com projeto técnico aprovado não liberam os recursos.

Citou ainda exemplos de emendas que destinam recursos para entidades sem fins lucrativos, como a que reserva R$ 100 mil para a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos criar o Centro de Memória de Direitos Humanos, mas nunca saiu.  E que também destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para o Hospital Aldenora Bello e não é liberada.

Cleide Coutinho cobra liberação de emendas e anuncia greve da Uema em Caxias


da agencia Assembléia


Foto Materia
A deputada Cleide Coutinho (PSB) disse nesta terça-feira (20) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia, que concorda e ratifica as palavras dos deputados Rubens Júnior (PC do B) e Marcelo Tavares (PSB), acerca de uma suposta parceria institucional do governo do Estado com todas as 217 prefeituras do Maranhão, fato este que está sendo prolatado no seminário promovido pelo governo do Estado.

Para Cleide, na verdade não existe a propalada parceria e sim apenas um seminário que talvez, queira apresentar um futuro candidato a governador do Estado. Segundo ela, alguns prefeitos e vereadores, iniciantes na política, estão com os corações abertos e bem intencionados.

Cleide observa que na verdade os que já estão na estrada política há muito tempo sabem que a história não é bem essa. “Não é possível falar em parceria institucional, quando nenhuma emenda nossa foi aprovada, só porque somos da oposição. Nem a cidade de São Domingos e Tuntum que votaram na governadora receberam minhas emendas”, disse.

A parlamentar revelou que durante conversa com vários prefeitos acerca das liberações de suas emendas parlamentares, soube que a conversa no Palácio dos Leões é que “se for emenda de deputados e deputadas da oposição, nenhuma cidade receberá os recursos porque o governo não quer fortalecer os oposicionistas”.

GREVE NA UEMA

No pronunciamento, Cleide Coutinho comunicou ao presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Roberto Costa (PMDB), que a Uema de Caxias entrou em greve. “Era para Caxias ser riscada do mapa, mas não vai, porque ganhamos a eleição com uma grande vitoria, apesar da perseguição. Estou aqui para defender a Uema de Caxias e sei que vossa excelência, deputado Roberto Costa, me ajudará mais uma vez”, disse a deputada.

Continuando, a parlamentar questionou: “Que parceria é essa que o governo não paga os funcionários da Uema (os seguranças, o pessoal da limpeza e o pessoal da Uemanet). Hoje recebi uma mensagem do presidente do DCE da Uema de Caxias, Naílson Santos, informando que haverá a tarde uma grande manifestação de protesto”, comentou. 

Na avaliação da deputada Cleide Coutinho, seria melhor se a governadora autorizasse o pagamento das pessoas que trabalham na Uema e concluiu: “Continuo confiando no deputado Roberto Costa que poderá nos ajudar mais uma vez. Somente sabe o que é estar na oposição é quem já passou por ela. Essa parceria tão prolatada pelo governo está provado que não existe”.. 

José Reinaldo diz que em 2014 “vai ser a eleição da vida do Sarney” e afirma que Flávio Dino é o nome para o governo


do blog do John  Cutrim
Em conversa com jornalistas durante a solenidade de inauguração da obra de pavimentação e readequação da Avenida Santo Antônio (interbairros), ocorrida na tarde desta terça-feira (20), o ex-governador José Reinaldo Tavares disse que a eleição para o governo do Estado será decisiva para a manutenção do grupo politico comandado pelo senador José Sarney no Estado.
“O momento de mudança é muito forte. O Sarney vai perder poder na esfera federal quando deixar de ser presidente do Senado e se ele perder aqui o governo, o grupo que ele lidera se acaba. Vai ser a eleição da vida do Sarney”, declarou José Reinaldo.
Com semblante tranquilo e bastante sereno nas palavras, Reinaldo afirmou que o presidente da Embratur, Flávio Dino, é um candidato com potenciais chances de vencer a disputa pelo governo do Estado em 2014. “O Flávio é muito forte, agora ele vai ter que reunir a classe política, o que exige muito trabalho”, ressaltou o ex-governador.
Questionado se a eleição em São Luís, Imperatriz e outras cidades provocou uma divisão na oposição, o que acabou por estimular o surgimento de uma terceira força política a nível estadual, José Reinaldo frisou que Flávio Dino terá que ter o papel de trazer a classe política para si. “Houve uma vitória do Flávio aqui em São Luís e naturalmente isso o fortaleceu, no entanto há uma quebra na oposição”, analisou.
Segundo o ex-governador, a oposição tem que ir unida em um candidato só para vencer a família Sarney. “A oposição, ao contrário das outras eleições, está forte o suficiente para o embate e o nome é o do Flávio Dino”, asseverou.
Perguntado sobre sua relação atual com o presidente da Embratur, José Reinaldo respondeu: “meu contato com o Flávio continua muito bom, apenas sugeri um caminho e ele optou por outro”. Em relação ao seu futuro político, Tavares, filiado do atualmente no PSB, revelou que recebeu convite para ingressar no PSDB e no PPS. “Vou pensar e até setembro de 2013 vou tomar uma decisão. Vou concorrer a alguma coisa, mas não está decidido”, finalizou.