terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dutra é escolhido um dos melhores parlamentares do país; Sarney fica de fora


O deputado federal Domingos Dutra (PT) mais uma vez foi escolhido um dos melhores parlamentares do país. Ele está entre os 50 deputados e senadores que foram selecionados pelos jornalistas que cobrem o Parlamento como os melhores representantes da população em 2012. Durante o segundo semestre, eles disputaram a preferência do público, na votação pela internet que define a colocação de cada um na lista. Independentemente dessa colocação, porém, eles já podem ser considerados os parlamentares que fizeram a diferença este ano. E, assim, na noite de quinta-feira (8), no Unique Palace, em Brasília, receberão o Prêmio Congresso em Foco. Dutra é o único maranhense a ganhar o prêmio neste ano. O presidente do Senado, José Sarney, dessa vez ficou de fora.
Domingos Dutra (PT-MA)
Natural de Buriti (MA), tem 56 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Advogado, começou sua trajetória política como vereador em São Luís, em 1989. Em 1995, tornou-se o primeiro descendente de quilombola a assumir uma cadeira no Congresso. Foi vice-prefeito da capital maranhense na gestão Jackson Lago (PDT). Adversário histórico da família Sarney, fez greve de fome contra a decisão do PT de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) em 2010. Preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Está entre os melhores parlamentares pelo terceiro ano consecutivo.
Do blog do John Cutrim

Prefeito Edivaldo

Por: Flávio Dino/ Data de publicação 4 de novembro de 2012

As cores e os sons da vitória do último domingo ainda estão na minha mente. No dia seguinte à eleição já estava em Brasília, em meu trabalho como presidente da Embratur, mas meu coração não parou de bater no ritmo da campanha e dos jingles. Os 280 mil votos de confiança em Edivaldo para prefeito de nossa capital são uma contundente demonstração da necessidade de mudança que o Maranhão vive hoje.
No último domingo, São Luís integrou-se à rede de capitais que optaram pela mudança, pela inovação, por buscar novas soluções para velhos problemas. Como São Paulo, com o prefeito Haddad (PT) e a vice Nádia (PCdoB), e Recife, com o prefeito Geraldo Júlio (PSB) e o vice Luciano Siqueira (PCdoB). São Luís, assim como dezenas de municípios maranhenses, sintonizou-se ao desejo de mudança e alternância de poder, que marcou os recentes processos de desenvolvimento de Pernambuco, Bahia e Ceará. Não podemos mais ficar para trás, convivendo com a triste assiduidade maranhense entre as últimas colocações dos índices de qualidade de vida no país.
Manifestado o desejo da população de São Luís, começa agora um caminho mais difícil e mais longo. O de, passo a passo, construir a São Luís que queremos. Da minha parte, pretendo ajudar Edivaldo e Roberto Rocha a conseguirem junto ao governo federal os recursos necessários para cumprirem a missão que receberam.
O PAC das Cidades Históricas é um exemplo. Com ele, podemos garantir as reformas necessárias do Centro Histórico de São Luís para que ele esteja à altura do autêntico Patrimônio Cultural da Humanidade que é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Também iremos batalhar para conseguir os recursos do PAC Saneamento, com o objetivo de garantir os investimentos que faltaram a São Luís nestes anos, fazendo com que chegássemos à triste situação de ver nossas lindas praias interditadas para banho – o que, além da saúde dos cidadãos, ameaça o turismo e o lazer. Também vamos em busca dos recursos para garantir a qualidade no atendimento de saúde que nossa população tanto merece, ampliando-se a rede disponível.
São questões básicas, que clamam por soluções há muito tempo. Além das necessárias parcerias com organismos multilaterais e com outras esferas de governo, São Luís dispõe de recursos próprios suficientes para evitar disparates, como escolas municipais sem aulas no período letivo correto, por erros administrativos da Prefeitura.
Com coragem e competência, tenho certeza de que Edivaldo avançará em territórios novos. O Maranhão, conhecido nacional e internacionalmente por sua criatividade, tem todas as condições de criar uma rede da Economia Criativa consistente, que envolva universidades, escolas, empresas e grupos culturais, capaz de mudar a face de São Luís e melhorar os péssimos indicadores sociais, com os quais não podemos mais conviver.
Na campanha, Edivaldo se comprometeu de que essas novas ações serão construídas a partir de um novo modo de governar. Não um modelo autoritário, que toma decisões de cima para baixo. Mas um novo jeito de administrar, que ouve a todos, porque essa é justamente a melhor forma de encontrar soluções duradouras.
Fiz a campanha de Edivaldo com toda a determinação e energia que consegui reunir em momento tão difícil de minha vida. Confio nele e sei que ele vai reunir uma boa equipe de políticos e técnicos para ajudá-lo a governar bem.
Lembro-me sempre do grande Celso Furtado, já no fim de sua vida, proclamando a necessidade de recuperar o gosto pela imaginação na política. Acredito nisso. E acredito que, nas eleições municipais deste ano, plantamos milhares de sementes que se tornarão milhões de árvores verdes de esperança na alvorada vermelha que já se anuncia.

Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal

domingo, 4 de novembro de 2012

Valeu Matões


Suely Pereira faz festa e comemora a vitória de Matões


Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias-editado
Suely Pereira agradece ao povo matoense pela reeleição
Pouco menos de um mês, após a eleição do dia 7 de outubro que reelegeu Suely Pereira (PSB) à Prefeitura de Matões, a gestora municipal realizou neste sábado (03) uma grande festa para comemorar com o seu vice, Ferdinando Coutinho (PSDB), os vereadores eleitos e reeleitos e a população matoense a vitória do povo do município por escolher o melhor para a cidade. 

Rubens e Suely ao lado de David, eleito em Parnarama
Além de lideranças políticas locais, estavam presentes o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), o prefeito eleito da vizinha cidade de Parnarama, Dr. David Carvalho (PSB), acompanhado do vereador, também recém eleito, Ricardo Barbosa (PSDB). No seu pronunciamento, David Carvalho elogiou o trabalho de Suely Pereira feito no município e a parabenizou-a pela reeleição.

O povo comemorou a reeleição de Suely Pereira
Todos os vereadores eleitos e reeleitos no município de Matões presentes deram uma palavra aos seus eleitores agradecendo a votação e mostrando o firme propósito de trabalhar pelo município. Em seguida, Suely Pereira aproveitou a ocasião para desabafar, lembrando a campanha de baixo nível realizada pelos seus adversários: "Meu pai me dizia que a verdade sempre vence a mentira, que o bem sempre vence o mal. Eu só tenho a agradecer; obrigada povo de Matões por ter me dado a maior votação da história deste município". 

A festa da comemoração foi patrocinada pelos empresários da Banda Reprise, que pela longa amizade e respeito ao trabalho de Suely Pereira gentilmente  cederam a banda para tocar na Praça de Eventos até a madrugada do domingo.