sábado, 18 de dezembro de 2010

Vamos com o premio JK dos melhores prefeitos Maranhenses.

A Revista Caras e Nomes, uma das revistas de maior repercussão do Maranhão, tem a honra e o prazer de homenagear os 35 prefeitos de maior destaque em suas administrações. Através de uma sondagem estatística percebemos a importância da valorização dos nossos administradores, tendo em vista o empreendedorismo, a popularidade, a liderança e acima de tudo, a vontade e a força de trabalhar em prol da população dos seus municípios.

O Premio Juscelino Kubitschek, um dos maiores nomes da política administrativa do Brasil, reflete o perfil dos nossos homenageados.Dentre os 217 prefeitos do estado do Maranhão, destacaremos aqui 35 administradores que receberão o Premio JK.Com o objetivo de valorizar e incentivar cada vez mais nossos administradores nasceu o Premio JK.


E para a alegria e o orgulho dos matoenses Matões junto a administração de Suely Pereira estava em destaque dos 35 municipios no premio Jk. (Veja voto abaixo, Camila Torres Pereira, foi no lugar de sua Mãe, Suely ,representa-lá no evento)


Camila Torres, Dalva lemos diretora da revista caras e nomes


O Premio JK é uma honraria que caberá àqueles que prestam serviços às suas populações e merecem ser homenageados pelas suas atuações à frente do executivo municipal.A revista Caras e Nomes juntamente com o IOP - Instituto de Pesquisa de Opinião Pública - através de pesquisas quantitativas e qualitativas, realizadas com o intuito da premiação, selecionou 40 prefeitos de maior evidência perante sua população e perante o estado como um todo. Os critérios utilizados foram:

- Obras realizadas pelo município;
- Cumprimento de metas nas áreas saúde/educação;
- Destreza em resolver os problemas municipais;
- Popularidade;
- Aprovação;
- Conduta administrativa;
- Interação com os órgãos Estadual/Federal;
-Transparência político-administrativa.  

A premiação aconteceu no Pestana São Luís Resort Hotel,  em São Luís Ma, onde será feita a entrega do Prêmio JK para os 35 prefeitos selecionados, dentre os 217, de acordo com o critério de escolha anteriormente mencionado, além da placa de honra ao mérito. No evento acontecerão apresentações artísticas e culturais, assim como a participação de grupos musicais e contará com a presença da imprensa em geral, autoridades, empresários, e de grandes nomes da política do estado.

A premiação dos administradores em destaque teve divulgação em toda a imprensa local, outdoors distribuídos pela capital, assim como a cobertura completa feita pela Revista Caras e Nomes. Como já mencionamos será um grande prazer homenagear os administradores que se destacam em suas gestões. Parabenizamos desde já os 35 administradores selecionados para receber com honras e méritos o Premio JK.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O circo de Matões está nas ruas.



Passou-se quase um mês da rebelião na câmara de Matões, cadê os vereadores rebeldes?
Estão nos cantinhos do município, nos povoados, nas praças, em bares, falando mal da prefeita e de seu marido, articulando candidaturas como se a eleição fosse em 2011.
E o Nicolau articulando com o pré-candidato a prefeito do grupo Alagoano candidaturas e tramando como se Nicolau fosse um grande líder “POLITICO”.
Precisamos mudar a forma de politizar, isto deve ser uma questão de honra, não de derrota na câmara, cadê os princípios?
O titular desse blog ficou até sabendo que um dos vereadores, questionou sobre a idéia do secretario Rubens em ralação ao Governo itinerante, “ele deve pagar o que ele esta devendo, não fazer esse negocio de governo itinerante, ironizou um dos vereadores em um supermercado”. Como se o povo não precisasse de estradas e de limpeza nos povoados.
Outros vereadores vão aos povoados e juntam cinco pessoas em um circulo e dizem:"a prefeita não vai ser mais candidata, ela está acabada, não tem votos, quem tem votos é o nosso novo trio na câmara". Fazem descaso criticam a amizade da vereadora Christiane com a prefeita e os filhos da mesma, como se tudo na vida deles fosse só política. Mais uma vez pergunto cadê os princípios vereadores?

Veja mais informações ao decorrer dos fatos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Carta de Lula a Papai Noel no ano passado.

Por: John Cutrim

Novo helicóptero do GTA entregue por Roseana é herança do governo Jackson Lago.

Roseana e helicoptero de jackson.

A governadora Roseana Sarney entregou na tarde de hoje (13), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), o helicóptero modelo EC145, tipo multimissão do Governo Federal. O valor do investimento foi de aproximadamente R$15 milhões de reais.

O que ninguém sabe é que a aeronave adquirida é fruto do Governo Jackson Lago (PDT), através de um convênio firmado com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O helicóptero é dotado de alta tecnologia e irá reforçar as operações da Secretaria de Segurança Pública no combate à criminalidade em todo o Maranhão.

Aquisição do helicóptero foi assinada ainda no ano de 2008, com o governador Jackson Lago e a secretária de Segurança Cidadã Eurídice Vidigal, sendo amplamente divulgado pela imprensa, conforme pode ser visto abaixo em matéria veiculada  na época no site do Ministério da Justiça e no portal Imirante.

O novo helicóptero vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA) em missões que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.

Até agora as ações que a governadora Roseana Sarney tem implantado na área de segurança não passam de repetições do programa de segurança do governo anterior, a exemplo da volta da Patrulha do Bairro, que teve o nome modificado para Ronda Comunitária e os Conselhos Comunitários de Segurança, os quais antes eram denominados de Conselhos de Segurança Cidadã.

Apesar disso, o sistema de comunicação da família Sarney sempre questionou o projeto “Segurança Cidadã” do governo Lula, implantado por Jackson e Eurídice no Maranhão e que o governo Roseana está tentando dar continuidade.

Não obstante, a falta de planejamento na implantação dos projetos ligados a segurança cidadã, a gestão de pessoas desqualificadas na administração destes projetos sem o devido preparo, a malversação dos recursos públicos e, principalmente, a falta de uma filosofia, capacidade técnica e conhecimento da área específica da segurança pública levaram o Maranhão a uma situação caótica de violência. O resultado mais recente disso foi a rebelião ocorrida no complexo de Pedrinhas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Flávio Dino diz que oposição estará organizada para cobrar e fiscalizar ações do próximo governo.

Flavio Dino

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB) afirmou, na manhã deste sábado (11), durante a plenária “O Maranhão é de todos nós”, que reuniu lideranças políticas, amigos e apoiadores de campanha para discutir estratégias de atuação nos próximos quatro anos, que a oposição estará organizada no sentido de cumprir o papel de cobrar e fiscalizar as ações do próximo governo.

“Vamos exercer nossa tarefa de oposição política responsável e cobrar para que haja educação de qualidade, uma saúde descente, mais segurança, emprego e renda para a população maranhense”, afirmou Flávio.

Flávio Dino disse que o trabalho de cobrança e fiscalização será exercido por meio dos mandatos do campo político da esquerda, dos partidos e dos movimentos sociais organizados.

“Nós não disputamos eleição com a verba, mas com o verbo. Quem não tem dinheiro para comprar votos faz reunião para convencer as pessoas. Temos que trabalhar para que em 2014 não falte ou sobre oito centésimos, mas que sobre dez por cento para ganharmos a eleição”, exclamou o comunista.

Estiveram presentes na plenária o ex-governador José Reinaldo Tavares, a ex-candidata a vice-governadora Miosótis Lúcio, os deputados federais Domingos Dutra, Ribamar Alves, os deputados estaduais Marcelo Tavares, Rubens Júnior, Bira do Pindaré, além de lideranças ligadas ao PCdoB, PSB e PPS e a movimentos sociais de dezenas de municípios do interior do Maranhão.

Uma das primeiras estratégias, segundo Flávio, será a criação de um fórum de articulação de lideranças sindicais, partidárias e de movimentos sociais. Para ele, não se pode ser político apenas em tempo de eleição, “temos que ser políticos em tempo integral”.

“O nosso comandante é o povo, é preciso ter humildade para aprender que eles são nossos guias, nossos líderes. Só é possível mudar o Maranhão com um movimento de homens e mulheres iguais”, assinalou Flávio Dino, ao afirmar que se preparará nesse período para disputar novamente o governo do Estado em 2014.

Durante o ato, foi lançado ainda o livro “Flávio Dino: por um Maranhão de todos nós”. A publicação é uma coletânea de trechos de discursos e depoimentos da população durante a campanha para o governo do estado, bem como de lideranças políticas ligadas à coligação Muda Maranhão.

VAMOS COM MATÕES NOTÍCIAS - SUELY PEREIRA NOS POVOADOS COM O GOVERNO ITINERANTE.

Por: Abdenaldo Rodrigues.

Encerrou ontem (12/12), a etapa inicial do Governo Itinerante da Prefeita Suely Pereira (PDT). Nesse primeiro momento, foram realizadas diversas ações nos povoados Santa Luzia e Mocambo do Ferro. Toda a equipe de governo esteve presente. Foram quatro dias de intenso trabalho, com a contratação de mais de quatrocentas pessoas, das próprias localidades, para as frentes de serviços.

Recuperação das ruas no povoado Santa Luzia

 No povoado Santa Luzia, os trabalhos tiveram início na quinta e sexta-feira (dias 10 e 11/12), onde as equipes das Secretarias de Infraestrutura, Educação, Trabalho e Ação Social, Saúde e Agricultura, além de Assessorias e Coordenações Especiais, desenvolveram várias atividades. O mutirão se encarregou de roçar as margens das estradas, podar as árvores da praça, que recebeu decoração natalina, e da coleta do lixo acumulado pela comunidade. Enquanto isso, as máquinas recuperavam as antigas ruas e abriam novas vias. As três escolas municipais e o Posto de Saúde passaram por uma rápida reforma. Toda a iluminação e fiação elétricas foram vistoriadas. Houve, também, atendimento ao público, com diversos serviços socias, de saúde e de orientação à população, com palestras e distribuição de material informativo.




Mulheres cozinhando para trabalhadores no povoado Santa Luzia
Da mesma forma, aconteceu no povoado Mocambo do Ferro. As secretarias enviaram equipes para realizar as mesmas ações desenvolvidas na localidade Santa Luzia. Nesse povoado, em específico, a Secretaria de Agricultura, através do agrônomo Jaelson Moura, secretário interino, montou uma equipe para cadastrar lavradores para o recebimento de sementes de arroz e feijão. No período da tarde, foram distribuídas equipes completas de futebol, o que resultou num jogo entre dois times locais. Para a aposentada Maria de Jesus Pereira da Silva, 63 anos, moradora do povoado, a administração da prefeita é a melhor que já conheceu: "De todos os prefeitos para traz, a melhor prefeita é Suely Pereira. Votei nela, votei para o filho dela e votarei nela sempre, porque ela é uma mulher trabalhadora".
 

Secretaria de Agricultura cadastrando trabalhadores no povoado Mucambo do Ferro

O resultado foi positivo por parte da população, que deu total apoio às ações do Governo Itinerante. A prefeita Suely Pereira, em vistoria aos serviços desenvolvidos, disse: " Este é apenas o início do trabalho. O município de Matões é muito grande, mas estou estimulada a fazer estas mesmas ações em vários outros povoados, pois a receptividade e os resultados são imediatos e, sabendo que a população está feliz com o meu trabalho, eu também fico muito feliz".

Reforma da Unidade escolar Mucambo do Ferro

Nos dois anos seguintes da administração, segundo Rubens Pereira, secretario da prefeita, o Governo Itinerante pretende visitar mais de cinquenta povoados, incluindo os que retornaram recentemente, através do Censo 2010, a integrar o município de Matões.