quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Blog Matões Notícias é invado por hackers deixando a página fora do ar.


Por Ademar Sousa
Imagem: Divulgação.Mensagem postada pelos hackers(Imagem:Divulgação)Mensagem postada pelos hackers 
A página do Blog Matões Notícias, assinada pelo professor Abdenaldo Rodrigues,  foi invadida por supostos hackers no inicio desta semana e está fora do ar, deixando o povo de Matões, na Região dos Cocais, sem um importante canal de informações voltadas para as mais diferentes áreas: cultura, esporte, entretenimento,  política e sociedade.
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarProfessor Abdenaldo Rodrigues, vítima dos rackers(Imagem:Divulgação)Professor Abdenaldo Rodrigues, vítima dos hackers 

Segundo Abdenaldo Rodrigues, os responsáveis pela ação publicaram um aviso na página com seguinte teor: “Blog removido por falta de conteúdo decente”. Ele já comunicou o fato à Polícia Civil de Matões, visando uma apuração rigorosa no sentido de identificar os culpados pela ação terrorista.
Abdenaldo Rodrigues atribuí  o atentado violento contra a liberdade de expressão a possíveis políticos incomodados com o grande crescimento de leitores do Blog Matões Notícias.
 “Sem dúvida, foi uma atitude muito estranha e violenta tirar do ar um blog que fazia jornalismo respeitando os princípios do jornalismo sério e ético, sempre dando espaço igual aos dois lados que pleiteiam a prefeitura da cidade de Matões. É um fato lamentável”, protestou o professor Abdenaldo Rodrigues, em entrevista ao Blog Ademar Sousa, ressaltando que o clima está acirrado entre partidários da prefeita Suely Pereira (PSB) e do outro candidato Elinaldo Colaço (PSD).
Recentemente, a prefeita Suely Pereira   foi vítima de tentativa de invasão à sua residência por partidários ligados ao seu adversário Elinaldo Colaço.

Matões esta na lista de municípios que terão ligações gratuitas em orelhões, divulga Anatel.


Orelhão telefone público (Foto: Andrevruas/Wikipedia)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (04/09) a lista dos municípios onde chamadas realizadas em orelhões da Oi serão gratuitas. O documento divulgado pelo órgão também tem dados sobre vistoria e reparo dos aparelhos, que apresentaram índices de qualidade muito baixos.
Serão 2.020 municípios atendidos, e 1.724 municípios deles – dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe – os orelhões apresentaram os piores índices de qualidade. A medida já havia sido divulgada no fim de agosto, mas a lista de cidades ainda não havia sido revelada.
A gratuidade foi definida depois que a Anatel apontou que a Oi não cumpriu totalmente as metas impostas pelo Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público, entre elas a necessidade de haver quatro orelhões para cada grupo de mil habitantes por cidade. A agência exigiu um plano de vistoria e reparo e melhorias no sistema de supervisão.

Os municípios em que foram encontrados problemas de qualidade nos orelhões da Oi terão ligações de graça até 30 de outubro, prazo que aumentar se os problemas não forem resolvidos. Os municípios com problemas de quantidade de orelhões por habitante terão ligações gratuitas até o dia 31 de dezembro ou até o problema ser resolvido.
*Com informações da Agência Estado

Dra.Da Luz Figueiredo lidera em Governador Eugênio Barros.

Por: Leo Rodrigues/Fotos: Facebook Da Luz Figueiredo 15

A candidata a prefeita Da Luz Figueiredo (PMDB), mulher do ex-prefeito Rubem Figueiredo, lidera todas as pesquisas em Governador Eugênio Barros-Ma, com uma campanha limpa e fazendo constantes visitas em bairros e povoados, Da Luz é a favorita na disputa contra o atual prefeito Washington Luis (PR) (Popular Osto). Na ultima pesquisa Da Luz deteve 61,8% das intenções de votos, contra 34,8% do atual prefeito.


Pra quem não recorda, Dra. Daluz presta serviços no município de Matões desde o governo do ex-prefeito Pedro Alves, como contadora na cidade, Da Luz tem desempenhado uma grande função.

Em Eugênio Barros, além da maioria da população, Da Luz tem o apoio do deputado estadual Rubens Pereira Jr, do ex-deputado Rubens Pereira e da prefeita de Matões Suely Pereira.

Vejam as fotos das visitas e eventos da candidata na cidade:





Nada mudou: Luciano continua firme na frente em nova pesquisa.

O candidato a prefeito do município de Timon, deputado estadual Luciano Leitoa (PSB), da coligação “Unidos Por Timon”, se mantém à frente dos adversários com 55,8% de intenções de votos, revela nova pesquisa Escutec/O Estado realizada no município. A diferença para o segundo colocado é de 35,8%. O levantamento, feito de 31de agosto ao dia 2 deste mês, entrevistou 405 eleitores.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº MA-00144/2012, a pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento anterior, publicado no dia 18 de agosto, Leitoa aparecia com 56% de preferência do eleitorado. Neste novo levantamento, a variação de dois décimos nem pode ser considerada, segundo o Escutec.
Dentre os três melhores colocados na disputa em Timon, o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) é o candidato que apresenta os menores índices de rejeição.
Segundo colocado na pesquisa, Edivar Ribeiro (PMDB), da coligação “Para o Trabalho Continuar”, aparece com 20% de intenções de votos. Ele subiu 3,2 pontos percentuais em relação à primeira amostragem, quando apresentava 16,8% de preferência.
Alexandre Almeida (PSD), da coligação “Timon é Daqui Pra Frente” é o terceiro colocado da disputa, com 16,5% de intenções de votos, 3,5 pontos percentuais atrás de Edivar. Na primeira pesquisa, ele aparecia com 15,3% de intenções, também na terceira posição.
Quarto colocado no levantamento, segundo o Instituto Escutec, é Miguel José Costa, o Costa (PSOL), que não dispõe de coligação nestas eleições. Ele tem apenas 1% de intenções de votos, 0,5% a mais do que na primeira pesquisa. Não souberam ou não responderam ao questionamento 6,7% dos entrevistados.
Na pergunta “Independentemente de seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de Timon?”, de resposta espontânea, 60,5% dos entrevistados afirmaram acreditar em vitória de Luciano Leitoa; 19,3% optaram por Edivar Ribeiro; 8,9% destacaram o nome de Alexandre Almeida e 11,4% não souberam ou não quiseram responder. O candidato Costa não pontuou neste quesito. Esta pergunta mede a ideia que o eleitorado tem sobre o vencedor de uma eleição.
Rejeição – Com 48,1% de indicações, Edivar Ribeiro aparece como o candidato mais rejeitado do pleito. O índice de rejeição dele subiu, uma vez que no primeiro levantamento ele aparecia com 44%. Foi o maior crescimento entre os candidatos neste quesito.
Luciano Leitoa é o segundo mais rejeitado, com 19,8% de eleitores declarados contra a sua candidatura. Em agosto, ele apresentava 18,3% de indicações.
Alexandre Almeida tem o menor índice de rejeição entre os três candidatos melhores colocados na pesquisa, com apenas 10,1% de indicações. Costa aparece com 7,7% de indicações. Na primeira amostragem Alexandre tinha índice de 12,8% e Costa de 8,8%. Não souberam ou não quiseram responder, 14,1%.
Mais
Do total de entrevistados (405), 191 foram homens e 214 mulheres, num total de 26 bairros das zonas rural e urbana da cidade. Declararam ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental 212 eleitores ou 52,3% dos entrevistados. Apenas 21 eleitores, ou 5,2% dos entrevistados, afirmaram ter iniciado ou concluído o ensino superior.
Números
10,1% É o índice de rejeição de Alexandre Almeida em Timon
4 Pontos percentuais – para mais ou para menos – é a margem de erro da pesquisa

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O BLOG MATÕES NOTÍCIAS FOI HACKEADO.


O blog mais acessado de Matões, Matões Notíciasfoi hackeado na noite de hoje (04) ainda não se sabe quem poderia ter feito tal procedimento ilegal, mas segundo o titular do blog, Abdenaldo Rodrigues, já se está tomando as providências cabíveis. Aguardem notícias.

Imagem postada pelo haquer.

Crise na base de Roseana: Edilázio detona secret. de Roseana e Alexandre Almeida.

Fonte: John Cutrim
A passagem do Secretário Estadual de Fazenda, Cláudio Trinchão por Timon na última sexta-feira, 31, onde participou de comício do candidato a prefeito Alexandre Almeida (PSD) e disparou críticas contra a administração da prefeita Socorro Waquim (PMDB) gerou uma crise sem proporções dentro do grupo da governadora Roseana Sarney.
Na oportunidade em que esteve em Timon, Trinchão criticou as péssimas condições da rodoviária da cidade, que segundo ele, está totalmente abandonada pelo poder público municipal. Isto gerou a ira da prefeita Socorro Waquim e de membros do seu governo, uma vez que a rodoviária é um órgão do estado e que só funciona hoje porque tem a ajuda da Prefeitura. De forma indireta, o secretário acabou atingindo o próprio governo.

“Talvez se ele tivesse ido àquele município falar sobre azeite de dendê ou acarajé, falar sobre Chiclete com Banana, Ivete Sangalo ele teria sido mais feliz porque talvez conheça com mais propriedade”, responde Edilázio Júnior sobre críticas do secretário Cláudio Trinchão.
Em discurso raivoso proferido na manhã desta terça-feira, o deputado Edilázio Júnior (PV) tomou as dores da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal Sétimo Waquim e partiu para cima do secretário Cláudio Trinchão, o qual chamou de forasteiro. O parlamentar classificou como infeliz as declarações do secretário do governo Roseana Sarney.
“O secretário Cláudio Trinchão foi extremamente infeliz em suas palavras. Talvez se ele tivesse ido àquele município falar sobre azeite de dendê ou acarajé, falar sobre Chiclete com Banana, Ivete Sangalo ele teria sido mais feliz porque talvez conheça com mais propriedade, mas com relação ao município de Timon infelizmente foram uma lástima as suas palavras, em nada contribuiu no seu discurso, um discurso pífio, de uma forma extemporânea, querendo fazer campanha para deputado federal”, disparou Edilázio.
O deputado disse que Cláudio Trinchão falou de um prédio (rodoviária) que é do governo estadual e de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura. “Então o secretário Trinchão, que de forma extemporânea e num momento inoportuno, quer se viabilizar candidato a deputado federal, deveria primeiro pelo menos estudar e saber alguma coisa a respeito de Timon. Em contato com o secretário Max Barros, este já me disse que existe sim um projeto de reforma e ampliação daquela rodoviária e que ano que vem deverá estar em andamento”.
Visivilemente irritado, Edilázio protestou ainda contra a falta de respeito do secretário com a prefeita Socorro Waquim e o deputado federal Sétimo Waquim, que fazem parte da base de apoio do governo Roseana.
“Ele estava lá e falou apenas da administração da prefeita, que é correligionária da nossa governadora, é correligionária dos dois senadores do nosso estado eleito nas últimas eleições. O secretário Trinchão poderia ter ido para Timon falar que ia melhorar as condições de trabalho do posto fiscal de Timon, que é um dos pontos fiscais que mais arrecadam para o nosso estado e ver as condições de trabalho dos seus colegas auditores fiscais. E hoje, quando estou naquele município e que passo naquele posto fiscal, vejo o descaso, o abandono e o sucateamento que se encontra hoje aqueles postos fiscais”, indgnou-se Edilázio.
Edilázio detona Alexandre Almeida
O deputado Edilázio Júnior aproveitou ainda para atacar o colega de parlamento Alexandre Almeida, candidato a prefeito de Timon que tem o apoio da governadora Roseana Sarney. Edilázio disse que Alexandre está desesperado por não ter conseguido deslanchar sua candidatura, haja vista que seus índices nas pesquisas vêm caindo.
“A sua campanha está a caminho do fracasso e ele sabe disso, quem o cerca sabe disso, em apenas um mês o deputado Alexandre Almeida perdeu 12 candidatos a vereadores com potencial para o candidato do PMDB, o Edivar”, comentou Edilázio.

Deputado Alexandre Almeida (azul) é o candidato da governadora Roseana Sarney em Timon.
Júnior afirmou também que Almeida não cumpre compromisso.
“Hoje, o grupo político do Deputado Alexandre Almeida está acéfalo, ele vem acumulando derrotas, dias após dias, perdeu o PT, que era a grande estrela dele em sua campanha a quem decisão unânime a quem o TRE decidiu que o PT devia compor com o PMDB como era a orientação do diretório nacional, perdeu 12 pré-candidatos a vereadores com potencial para o Edivar Ribeiro e perdeu o cérebro da sua campanha, que era o Vereador Jaconias, que é seu primo, foi coordenador de sua campanha de deputado estadual naquele município. Vereador de quatro mandatos, sempre aparecendo entre os mais votados, era até então pré-candidato a prefeito com o apoio do deputado estadual Alexandre Almeida”, lembrou.
Em aparte, o deputado estadual Rubens Júnior colocou mais lenha na fogueira e declarou que a gestão da prefeita Socorro Waquim é discriminada pela governadora Roseana Sarney. “Quem diz é o Diário Oficial do Estado. Agora, neste mundo de convênios que teve a cidade de Timon, apesar de ter uma prefeita do PMDB, deputado estadual, deputado federal do PMDB, V. Ex.ª da base do governo, a cidade de Timon recebeu muito mais dinheiro em convênio com associação do que convênio direto com a Prefeitura”, assinalou Rubens.
No fim do seu discurso bombástico, Edilázio Júnior disse que com o apoio que vem dando ao deputado Alexandre Almeida, o secretário Cláudio Trinchão não garantirá, em troca, o mandato de deputado federal.
“Eu quero dizer meus pêsames a esta eleição que já nasce morta. No município de Timon tiveram 03 deputados estaduais com votação expressiva e esses 03 deputados estaduais tiveram uma parceria com algum deputado federal, o deputado Luciano Leitoa, campeão, teve 33 mil votos e o candidato Simplício Araújo, de Pedreiras teve cerca de 17 mil votos naquele município, o deputado Sétimo Waquim para deputado federal teve 25 mil votos naquele município e eu com muita honra tive o apoio da prefeita Socorro Waquim e do seu grupo político, eu até então desconhecido naquele município tive mais de 13 mil votos. O deputado Alexandre Almeida teve 09 mil votos naquele município e o seu deputado federal, que é um deputado federal de respeito, de serviços prestados já em todo nosso Estado com um grande trabalho, teve míseros mil votos naquele município, trata-se do deputado federal Sarney Filho, que para ele foi uma grande decepção, até pelo nome que ele tem, em todos os municípios do Estado ele é votado, e o município que ele pior é votado sem apoio de ninguém, ele tem cerca de 300 votos. Então se cogita ao deputado Alexandre Almeida cerca de 700 votos, vamos fazer justiça ao deputado Sarney Filho, se nós fomos por essa matemática, deputado Rubens Júnior, 700 votos no terceiro maior colégio eleitoral do Estado com o apoio do deputado Alexandre Almeida, para esse Secretário Trinchão se eleger deputado federal, ele com todos os 217 municípios do Estado e felizmente ainda não vai ser desta vez. É mais fácil ele se eleger lá pela Bahia”, alfinetou Edilázio.
Edilázio encerrou dizendo que o deputado Alexandre Almeida poderia ser uma pessoa mais humilde e, pensando num projeto maior (2014), deveria ter retirado a sua candidatura para compor com o candidato a prefeito Edivar Ribeiro, que está em melhores condições para enfrentar o deputado Luciano Leitoa.
“A vaidade, a prepotência passam por cima do bom senso. Então, talvez por conta disso é que ele [Alexandre] vai sair menor do que entrou no município de Timon…”, concluiu o deputado Edilázio Júnior.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ASSIM COMO EM MATÕES, CAXIAS E TIMON, PARNARAMA TAMBÉM É 40 DR.DAVID

Fotos e texto: Facebook Kelson Tiago


Neste domingo (02.09) foi realizada uma grande visita no povoado Paiol do Centro, município de Parnarama, onde os moradores declararam apoio a Dr. David prefeito e Dr. Marcelo vice. Com a presença do deputado Rubens Pereira Jr, ex-deputado Rubens Pereira candidatos a vereador e lideranças de Parnarama, realizou-se uma grande caminhada seguida de uma palestra.


Dr. David começa suas palavras pregando humildade e pés no chão, comenta ao povo que dias melhores estão por vir, que o descaso naquele povoado e na cidade de Parnarama irá acabar. Finaliza suas palavras agradecendo a Deus, e conclama ao povo rumo à vitória.

Vejam as fotos:






domingo, 2 de setembro de 2012

Pesquisa indica vitória de Zé Arlindo em Pinheiro.


Fonte: John  Cutrim
Se as eleições no município de Pinheiro fossem hoje, o atual prefeito, José Arlindo (PSB), seria reeleito. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Exata, na consulta espontânea, Zé Arlindo aparece com 45 % das intenções de voto contra 39% do candidato do PMDB, Filuca Mendes. Foi citado ainda por 1 % dos entrevistados o candidato Companheiro Valdeny, do PSOL, 11 % disseram não saber em quem votar e 1% não votaria em nenhum dos candidatos.
Já na estimulada, onde são apresentados para o pesquisado os nomes dos candidatos registrados, Zé Arlindo tem 45%, Filuca 41% e Valdeny 7%. Para 2%, a melhor opção seria votar branco ou nulo e 5% disseram ainda estar indecisos.
A diferença em favor de Zé Arlindo é maior na zona rural, onde ele tem 48%, contra 39% de Filuca e 6% do Companheiro Valdeny. Na zona urbana, Zé Arlindo aparece com 44%, Filuca com 42% e Companheiro Valdeny com 8%.
Quando questionado sobre a convicção do voto, 79% afirmam que sua escolha é definitiva, 15% ainda admitem mudar e 6% não sabem.
A Exata pesquisou ainda a intenção de votos para governador do estado, em Pinheiro. Nesse quesito, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B) lidera com 58%, seguido do ministro Edson Lobão, que tem 23%.
A influência da governadora Roseana Sarney e do principal expoente da oposição, Flávio Dino, também foram aferidas. 28 % dos entrevistados votariam com certeza no candidato indicado pela governadora, 18% poderiam votar, 49% não votariam e 05% não souberam responder.
O candidato apoiado por Dino teria com certeza o voto de 39% dos pesquisados, 26% poderiam votar, 27% não votariam e 07% não souberam.
Na disputa por uma vaga na Câmara na Municipal, se destacaram o vereador Leonardo Sá, com 9% das intenções de voto, seguido por Jaelson, 5%, Sinvaldo Sousa, 3%, e Beto de Ribão, com 3%. Os demais tiveram de 2% para baixo.
A pesquisa foi aplicada no período de 24 a 26 de agosto, com 500 entrevistados e está registrada sob o protocolo nº MA 00141/2012. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.

No ‘melhor governo’ de Roseana Sarney: 64 assassinatos só no mês de agosto batem recorde de crimes em São Luís.


Fonte: Jornal Pequeno.
IML registrou 64 homicídios no mês mais violento do ano; o acumulado de 2012 já soma 427 assassinatos
POR GABRIELA SARAIVA (JP)
O mês de agosto superou os meses anteriores de 2012 em relação ao número de assassinatos na Grande Ilha de São Luís. Conforme levantamento feito pelo Jornal Pequeno no livro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML), 64 casos foram registrados. O número só é menor do que o de julho de 2011, quando 68 pessoas foram mortas. Comparado com agosto de 2011, quando foram somados 45 homicídios, houve um aumento de 19 mortes. Já em relação ao mês anterior – julho, com 53 homicídios –, o acréscimo foi de 11 ocorrências.
Somando os meses de janeiro (59), fevereiro (49), março (53), abril (59), maio (44), junho (46), julho (53), e agosto (64), deste ano, o número dos assassinatos na Grande Ilha já alcança a soma 427 casos.
Dos 64 assassinatos registrados em agosto, 51 ocorreram com uso de arma de fogo; 12 com uso exclusivo de arma branca; um com o emprego de arma branca e espancamento. Entre as vítimas, apenas uma era mulher e 63 eram homens. O corpo de Márcia Alfredo Pereira Muniz, de 25 anos, teve entrada no IML no dia 5. Ela era moradora da Santa Efigênia e foi morta com uso de arma de fogo.
Seis das 64 vítimas, deste mês, eram adolescentes. Joerberte Monteiro da Silva, de 17 anos, morador do João Paulo, foi morto no dia 5, com o uso de arma branca. Otávio Felipe Santana da Silva, 17, residente no IV Conjunto Cohab Anil, no dia 7. Gabriel Rodrigues dos Santos de Sá, 15, foi assassinado com o uso de arma branca, no Centro Histórico. Luís Otávio dos Santos, 16, foi encontrado morto na localidade conhecida como São Braz dos Macacos, na Cidade Olímpica, com uma perfuração na cabeça, no dia 19. Ricardo Francisco de Melo, 17, morador da Vila Jerusalém, morreu no dia 19, depois de ser ferido a tiros, na praia de Guarapiranga, em São José de Ribamar. Cristiano Sousa Paixão, 17, foi assassinado com o uso de arma branca, na Mata do Itapera, no dia 25.
O maior número de assassinatos ocorridos em agosto vitimou pessoas com mais de 22 anos, sendo somadas 40 mortes nessa faixa etária. De 16 a 22 anos, o total foi de 23 casos. Abaixo dos 16 anos, houve apenas um registro.
Além das mortes dos adolescentes Otávio Felipe Santana da Silva, de 17 anos, e de Cristiano Sousa Paixão, de 17 anos, ao menos outros seis assassinados dos 64 ocorridos em agosto, podem estar relacionadas com o tráfico de drogas. Entre as vítimas estão: Valmir Aquino Lima, de 36 anos, morto no dia 11, com cerca de 10 tiros na Rua São Luís, no Sacavém; João de Oliveira Soares Neto, 27, morto a tiros, no dia 25, na Vila Romário; Wenderson Ferreira Pereira, 20, assassinado a tiros, no mesmo dia, no Coroadinho; Mauro Sérgio Vianna Pimenta, 33, executado em sua residência, na Cidade Olímpica, no dia 27; e Robson Rodrigues Trindade, 20, morto no dia 29, na Vila Luizão.
Relação das vítimas
1 – Renê Jonathan Carneiro, de 22 anos (morador da Liberdade; entrada no IML em 1°/08/12; morto por arma fogo)
2 – Joilson José Rodrigues Silva, de 26 anos (morador do João de Deus; entrada no IML em 1°/08/12; morto por arma fogo)
3 – Marcos Luís Jesus da Silva – o “Bodão”, de 25 anos (morador da Corea de Baixo; entrada no IML em 3/08/12; morto por arma fogo)
4 – Paulo André Ribeiro Louzeiro, de 19 anos (morador do Novo Angelim; entrada no IML em 4/08/12; morto por arma fogo)
5 – Marcelo Vilela Ribeiro, de 18 anos (morador da Santa Efigênia; entrada no IML em 5/08/12; morto por arma fogo)
6 – Joerberte Monteiro da Silva, de 17 anos (morador do João de Deus; entrada no IML em 5/08/12; morto por arma branca)
7 – Alexandre Santos da Rocha, de 19 anos (morador da Vila Itamar; entrada no IML em 5/08/12; morto por arma de fogo)
8 – Márcia Alfredo Pereira Muniz, de 25 anos (moradora da Santa Efigênia; entrada no IML em 5/08/12; morta por arma de fogo)
9 – Eddie Ellington Machado Santos, de 23 anos (morador da Liberdade; entrada no IML em 6/08/12; morto por arma de fogo)
10 – Otávio Felipe Santana da Silva, de 17 anos (morador do IV Conjunto Cohab Anil; entrada no IML em 7/08/12; morto por arma de fogo)
11 – Suamida Conceição Ribeiro, conhecido como “Pé de Chumbo”, de 32 anos (morador da Inhaúma – Estiva; entrada no IML em 9/08/12; morto por arma branca)
12 – Gabriel Rodrigues dos Santos de Sá, de 15 anos (morador do Bom Jesus; entrada no IML em 11/08/12; morto por arma branca)
13 – Valdir Aquino Lima, de 36 anos (morador do Anil; entrada no IML em 11/08/12; morto por arma de fogo)
14 – Roberto Nelson Silva dos Santos Júnior, de 19 anos (morador da Vila São José I – Paço do Lumiar; entrada no IML em 12/08/12; morto por arma branca)
15 – Raimundo Nilson Gomes, de 76 anos (morador do Maiobão; entrada no IML em 12/08/12; morto por arma branca)
16 – Jandeilson Cunha da Silva, de 22 anos (morador da Jordoa; entrada no IML em 12/08/12; morto por arma de fogo)
17 – Romário Soares Macêdo, de 20 anos (morador da Vila Embratel; entrada no IML em 13/08/12; morto por arma de fogo)
18 – Maycon Martins, de 23 anos (morador da Liberdade; entrada no IML em 13/08/12; morto por arma de fogo)
19 – Rafael de Jesus Torres, de 27 anos (morador do J. Lima; entrada no IML em 13/08/12; morto por arma de fogo)
20 – Fernando Sampaio Marques, de 20 anos (morador do Jardim Tropical; entrada no IML em 13/08/12; morto por arma de fogo)
21 – Rômulo Vinicius Morais Amorim, conhecido como “Bodão”, de 24 anos (morador do Santa Cruz; entrada no IML em 14/08/12; morto por arma de fogo)
22 – Rafael Martins, de 20 anos (morador da Vila Embratel; entrada no IML em 14/08/12; morto por arma de fogo)
23 – Gleison Costa dos Santos, de 27 anos (morador do João Paulo; entrada no IML em 14/08/12; morto por arma de fogo)
24 – Allison Rhobert Silveira dos Santos, de 33 anos (morador da Cohab Anil IV; entrada no IML em 14/08/12; morto por arma de fogo)
25 – Manoel Cantídio Rodrigues Correa, de 22 anos (morador do Lira; entrada no IML em 14/08/12; morto por arma de fogo)
26 – Wendel Silva Dias, de 35 anos (morador do Bequimão; entrada no IML em 15/08/12; morto por arma de fogo)
27 – Pedro Silva, de 24 anos (morador do Anjo da Guarda; entrada no IML em 17/08/12; morto por arma de fogo)
28 – Railson dos Santos, de 30 anos (morador da Vila Geniparana; entrada no IML em 17/08/12; morto por arma de fogo)
29 – Inaldo Carlos Carvalho de Oliveira, de 18 anos (morador do Cruzeiro do Anil; entrada no IML em 18/08/12; morto por arma de fogo)
30 – Marinelson Araújo Melo, de 23 anos (morador da Vila Embratel; entrada no IML em 18/08/12; morto por arma de fogo)
31 – Luís Otávio dos Santos, de 16 anos (morador da Cidade Olímpica; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
32 – Helton Souza Silva, de 27 anos (morador da Vila Passos; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
33 – Marcelo Silva Santos, de 25 anos (morador da Vila Funil; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
34 – Raimundo Nonato Mendes Tavares, de 24 anos (morador da Vila Maranhão; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
35 – Abmael Araujo Soares, de 49 anos (morador do Olho d’Água; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma branca e espancamento)
36 – Edson Vieira Gomes, de 34 anos (morador da Macaúba; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
37 – Ricardo Francisco de Melo, de 17 anos (morador da Vila Jerusalém; entrada no IML em 19/08/12; morto por arma de fogo)
38 – Marcos Hudson Braga Silva, de 23 anos (morador da Macaúba; entrada no IML em 22/08/12; morto por arma de fogo)
39 – Diego da Silva Oliveira – o “Diego Saga”, de 23 anos (morador da Santa Efigênia; entrada no IML em 23/08/12; morto por arma de fogo)
40 – Auriney Rodrigues dos Santos, de 27 anos (morador da Vila Vitória – área do Santa Barbara; entrada no IML em 23/08/12; morto por arma de fogo)
41 – João de Oliveira Soares Neto, de 27 anos (morador do Santa Bárbara; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
42 – Armando Vieira Lopes, de 31 anos (morador da Vila J. Lima; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
43 – Jonas Mendes da Silva, de 22 anos (morador da Aurora; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
44 – Pablo Ferreira Castro, de 18 anos (morador do Centro; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma branca)
45 – Wenderson Ferreira Pereira, de 20 anos (morador do Coroado; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
46 – Cristiano Sousa Paixão, de 17 anos (morador do Rio Grande – zona rural; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma branca)
47 – Kelson Diones Carvalho Santiago, de 31 anos (morador do São Bernardo; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
48 – Gustavo Guimarães Gomes, de 19 anos (morador do Codozinho; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma branca)
49 – Ginaldo José da Silva, de 46 anos (morador do Cohabiano; entrada no IML em 25/08/12; morto por arma de fogo)
50 – Domingas Rodrigues Fonseca, de 36 anos (morador da Vila do Povo; entrada no IML em 26/08/12; morto por arma branca)
51 – Rafael Pereira Rocha, de 20 anos (morador do Residencial José Reinaldo Tavares; entrada no IML em 26/08/12; morto por arma de fogo)
52 – José de Ribamar Souza Coêlho – o “Zequinha”, de 49 anos (morador do Bairro de Fátima; entrada no IML em 26/08/12; morto por arma de fogo)
53 – João da Cruz Teixeira Nascimento, de 33 anos (morador da Vila Conceição; entrada no IML em 26/08/12; morto por arma de fogo)
54 – Rawlinson Cliffson Sá, de 57 anos (morador da Liberdade; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
55 – Hailton Silva Sá, de 25 anos (morador da Vila Embratel; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
56 – Jean Carlos Santos Cruz, de 30 anos (morador da Vila Mauro Fecury 2; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
57 – Fábio de Sousa Lima, de 45 anos (morador do Cohatrac IV; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma branca)
58 – Valdenir Azevedo Serra, de 23 anos (morador do Bairro de Fátima; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
59 – Alan Evangelista da Silva, de 24 anos (morador do Novo Angelim; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
60 – Mauro Sérgio Viana Pimenta, de 33 anos (morador da Cidade Olímpica; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma branca)
61 – Raimundo Nonato Ramos da Cruz, de 25 anos (morador da Vila Morro do Urubu – São José de Ribamar; entrada no IML em 27/08/12; morto por arma de fogo)
62 – Robson Rodrigues Trindade, de 20 anos (morador da Divinéia – Olho d’Água; entrada no IML em 29/08/12; morto por arma de fogo)
63 – Leandro de Macêdo Martins, de 20 anos (morador do Maracanã; entrada no IML em 29/08/12; morto por arma branca)
63 – Antônio Melo dos Santos, de 25 anos (morador da Vila Operária – São José de Ribamar; entrada no IML em 31/08/12; morto por arma de fogo)
ASSASSSINATOS NO CENTRO DE SL
Em agosto, um fato que chama atenção é a quantidade de assassinatos ocorridos na região central de São Luís. Ao todo, foram nove casos registrados em localidades cobertas pelo 1° Distrito Policial. A polícia acredita que boa parte desses homicídios pode ter relação entre si.
O primeiro assassinato ocorreu no dia 3, na Rua Euclides da Cunha. Marcos Luís Jesus da Silva, de 25 anos, conhecido como “Bodão”, foi morto a tiros e era morador da Coréia de Baixo.
Gabriel Rodrigues dos Santos de Sá, 15, foi assassinado com o uso de arma branca, no dia 11, no Centro Histórico. Ele era morador do Bom Jesus.
No dia 14, o candidato a vereador pelo PDT, Allison Rhobert Silveira dos Santos, 33, foi morto durante um assalto. Na ocasião, ele deixava em casa sua namorada e um grupo de pessoas, depois de participarem de atividades relacionadas à campanha política. Alguns dos envolvidos no latrocínio já foram presos, mas o homem apontado como sendo o autor dos disparos permanece foragido.
O quarto caso ocorrido nessa área foi o de Manoel Cantídio Rodrigues Correa, 22. Morador do Lira, ele foi assassinado a tiros, no dia 14, quando retornava para sua residência.
Helton Souza Silva, 27, foi morto a tiros na madrugada do dia 19, nas proximidades de sua casa, na Rua Gomes de Sousa, na Vila Passos. Na tarde do mesmo dia, Edson Vieira Gomes, 34, foi assassinado na região do Lira. Edson era morador da Travessa Euclides da Cunha, n° 28, na Macaúba.
Também morador da Macaúba, Marcos Hudson Braga Silva, 23, foi assassinado a tiros, no dia 22. O crime aconteceu dentro de uma oficina de ar-condicionado, na Avenida Kennedy. Na ocasião, Marcos vinha sendo seguido por dois homens em uma bicicleta, que efetuaram vários disparos contra Marcos, assim que ele entrou no estabelecimento comercial.
Pablo Ferreira Castro, 18, foi morto com o uso de arma branca, no Centro Histórico, no dia 25. Ele era morador do Centro. Gustavo Guimarães Gomes, 19, por sua vez, foi assassinado também a golpes de arma branca, no mesmo dia, no Bairro do Codozinho, onde morava.
Número de homicídios em 2012
Janeiro: 59
Fevereiro: 49
Março: 53
Abril: 59
Maio: 44
Junho: 46
Julho: 53
Agosto: 64
Total parcial: 427
Número de homicídios em 2011
Janeiro: 54
Fevereiro: 38
Março: 51
Abril: 48
Maio: 46
Junho: 45
Julho: 68
Agosto: 45
Setembro: 41
Outubro: 49
Novembro: 55
Dezembro: 63
Total: 603