sábado, 15 de outubro de 2011

PARABÉNS PROFESSORES.

Uma profissão bem exercida exige de quem a exerce. Ser MESTRE é mais que uma profissão, é MISSÃO! É MISSÃO, por que é necessário estar em constante vigilância, quase num exame diário do cumprimento do dever. Para conduzir bem cada aluno (a), sugerindo-lhe o papel que ha de melhor para a formação de sua personalidade. É MISSÃO, por que cabe a ti uma árdua incumbência social: ser ESPELHO DE ATITUDES, onde seus alunos hão de se mirar sempre. É MISSÃO dos fortes, por que é peso grande e responsabilidade ainda maior. Contudo é gratificante. É satisfação, e só ao MESTRE, sabe o sabor da tamanha REALIZAÇÃO. HOJE 15 de outubro parabenizo a todos da profissão e missão! PARABÉNS PROFESSORES...


Por: Léo Rodrigues.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CÂMARA DE VEREADORES DE MATÕES FARÁ ELEIÇÃO PARA COMPOR NOVA MESA DIRETORA.


Após anulação da Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Matões, o presidente em exercício, Ferdinando Araújo Coutinho, publicou no dia 11 de outubro (terça-feira), Edital convocando nova Eleição para o dia 18 de outubro (terça-feira) às 10h00.

Isso é atuação: Rubens Jr. quer discussão sobre projeto salarial dos professores.


Com informações: Agência Assembleia
Foto Materia

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) defendeu, na manhã desta quinta-feira (13), que a Assembleia Legislativa faça uma discussão aprofundada sobre o Projeto de Lei n.º 248/2011, encaminhado pela Mensagem n.º 068 do Governo do Estado, que dispõe sobre o reajuste dos professores, sobre as alterações no Estatuto e a implantação parcial do piso salarial dos educadores no Maranhão.

Rubens Júnior observou que o governo encaminhou o projeto para o Legislativo antes que fossem concluídas as negociações com a classe dos professores. 

“Ora, se encaminharam o projeto antes de se concluir as negociações, foi um ato unilateral do governo, que fez de forma não democrática. Então, já que foi cancelado o acordo, foi cancelado o diálogo. Além disso, há diversas divergências como, por exemplo, o agrupamento de algumas referências, como por exemplo a incorporação de parte da GAM (Gratificação por Atividade do Magistério)”, afirmou o deputado. Ele conclamou os deputados a fazerem uma cuidadosa análise da mensagem encaminhada à Assembleia pela governadora Roseana Sarney:

“Volto a chamar a atenção desta Casa para esse projeto. Talvez seja um dos projetos mais importantes deste final de ano, e inclusive faço um apelo ao senhor secretário de Educação que ele deu a informação que o projeto não será votado enquanto não for concluído o diálogo com o Sinproesemma, só que a vontade do secretário não pode prevalecer em relação aos deputados. Então, o que eu peço ao senhor secretário é que ele retire o projeto de pauta para que seja concluído o diálogo. Para que seja encaminhado um novo projeto preservando os direitos dos profissionais de educação do Estado do Maranhão”, afirmou Rubens Jr.

TV MEIO NORTE É IMPLANTADA EM MATÕES.



TEXTO E FOTOGRAFIA: ABDENALDO RODRIGUES / MATÕES NOTÍCIAS



Começou a operar na cidade de Matões, nesta quinta-feira (13), em fase experimental, o sinal de TV do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, transmitido no canal 9, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Prédio onde funcionará a TVMN
A TV Meio Norte pertence ao grupo empresarial Paulo Guimarães, que é formado por TV, Rádio, Jornal e Portal na Internet, sendo o maior conglomerado na área de comunicação no Piauí e um dos grandes do Nordeste. Em Matões, funcionará no prédio onde existiu a Rádio Chapada do Corisco, pertencente à Fundação Luciano Tenório.

A novidade para os matoenses é que o município terá programação local. Inicialmente, será usado um transmissor com capacidade para abranger um raio de aproximadamente seis quilômetros de distância. A inauguração oficial está prevista para acontecer nos próximos dias, em data ainda a ser marcada.

Fonte: Matões Notícias.

INSTITUTO AYRTON SENNA E SUZANO OFICIALIZAM PARCERIA COM A PREFEITURA DE MATÕES.


TEXTO E FOTOGRAFIAS: ABDENALDO RODRIGUES / MATÕES NOTÍCIAS

Oficialização de programas do Instituto Ayrton Senna em  Matões

Nessa segunda-feira (10), a prefeita Suely Pereira recebeu as visitas de Carlos Henrique Cibellas, gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna e Luciane Soares, analista de Responsabilidade Social da Empresa Suzano Papel e Celulose. Na parte da manhã reuniram-se na Prefeitura, com a presença do secretário municipal de Educação, Inácio Carvalho e a equipe de coordenadores da Secretaria.


Durante a solenidade no gabinete da prefeita, foi oficializado o convênio entre o município e o Instituto Ayrton Senna, que já atua no município com os programas Circuito Campeão, Acelera, Se Liga eGestão Nota 10. Em seguida, todos se dirigiram à Unidade Escolar João Alves de Morais, no bairro Lagoa, onde receberam uma calorosa recepção dos alunos e professores dos programas em andamento há quatro meses.
O carinho das crianças com a prefeita e os visitantes 

Para Carlos Henrique, já é perceptível a diferença no aprendizado das crianças que fazem parte do projeto: "No pouco tempo, quatro meses, em que firmamos a parceria com o município de Matões, já se percebe a diferença, pois temos crianças lendo e compreendendo melhor a realidade em que vivem".


A representante da Suzano, Luciane Soares, frisou sobre a necessidade de envolvimento de todos para que o projeto obtenha êxito: "A Suzano é uma empresa que tem preocupação com a educação e essa é uma região que está dando retorno. Nesses quatro anos em que teremos os programas do Instituto Ayrton Senna em Matões, espero que o município seja referência. Para tanto, torna-se necessário o envolvimento de todos nós".


A prefeita Suely Pereira agradeceu a parceria e, de forma enfática, mostrou que a sua gestão é voltada principalmente para  educação, visando melhorar os índices de aprendizagem dos alunos e as estruturas físicas das escolas do município. Durante  seu pronunciamento, citou uma frase do próprio Ayrton Senna para ilustrar o momento: "Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo".
Alessandro da Conceição (11 anos), um dos campeões de leitura 
O secretário Municipal de Educação, Inácio Carvalho, disse que o programa é um sucesso, pois contempla centenas de alunos em 19 escolas da zona rural e 05 na zona urbana de Matões. Ele explicou, ainda, que os programas difundem correção de fluxo, alfabetização de alunos e de gestão escolar, onde deverão melhorar consideravelmente a educação de Matões.


Rubens Pereira, também presente, colocou que essa parceria chegou em boa hora: "A Suzano tem sido uma grande parceira do município, assim como o município tem sido um grande parceiro para a Suzano. para projetos como este, voltado para a melhoria da educação, temos que estender tapete vermelho para a iniciativa privada".


Na sequência da programação, foi oferecido um almoço de confraternização para os visitantes e equipe da Secretaria de Educação no restaurante Mistura Fina. No período da tarde, os visitantes, juntamente com a comitiva da prefeita, foram à Unidade Escolar Padre Delfino, no bairro Mangueira e, para finalizar, seguiram até a Unidade Escolar Francisco José da Silva, localizada no povoado Barra da Ininga.

Fonte: Matões Noticias.

VERGONHA. No Hospital Alarico Pacheco nem bebedouro funciona.

Nem tem como negar a situação de abandono a que chegou o hospital Regional Alarico Nunes em Timon logo após Ricardo Murad ter assumido a Secretaria Estadual de Saúde. Desde quando isso ocorreu, aquela unidade de saúde passou a ser administrada por uma fundação, tirando-lhe recursos financeiros, suspensão no atendimento de várias especialidades médica levando sofrimento a pacientes e funcionários. 

Para se ter uma idéia de como anda a situação por aquela unidade de saúde, até um bebedouro, único do hospital(na foto ao lado), deu o prego na última segunda-feira, 10, e continua sem conserto. 

Os funcionários estão sendo obrigados a levar água gelada e tratada de casa. Já os pacientes que precisam beber água para fazer exame de ultrassom ficaram no sufoco. Muitos foram buscar água na vizinhança e um deles tirou a foto ao lado denunciando ao blog do Elias Lacerda a situação lamentável em que se encontra o Alarico Pacheco. 



Fonte: Elias Lacerda.

Roseana dá ‘piti’ por causa de ambulância.



Com informações: John Cutrim
Roseana Sarney, autoritária e mimada como sempre!

Essa aqui foi passada por uma fonte quente. Segundo a mesma, a governadora Roseana Sarney deu o maior ‘piti’ durante o piripaque sofrido na viagem de helicóptero do GTA semana passada para fazer o lançamento de uma rodovia na região de Pedreiras. Ao retornar, por causa de dores de cabeça e vômitos, e pousar no aeroporto de Bacabal, uma ambulância aguardava a governadora para levá-la ao hospital. Foi aí, de acordo com a fonte, que a confusão começou.
“Não vou nesse nojo”
Ao ver o estado da ambulância que foi buscá-la, Roseana, mesmo fragilizada, não se conteve e escatitou com alguns auxiliares, dando a maior dura em quem estava por perto. “Não vou de jeito nenhum, olha só a situação dessa ambulância, pode até ter bactéria o que pode piorar meu quadro. Não vou nesse nojo”, disparou a governadora. Minutos depois o pecuarista Zé Alberto, pai do deputado federal Alberto Filho, acompanhado de uma equipe de médicos e enfermeiros, levou Roseana em uma Pickup Hilux para a residência do médico Hidalgo Léda, onde permaneceu repousando até voltar para São Luís. Ela não sabe a terça parte do que sofre a população do Estado.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aliado de Socorro Waquim deixa cargo e dispara críticas à gestão de Ricardo Murad.


O ex-diretor administrativo e financeiro do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Neto da Educação, assumiu agora há noite uma vaga na Câmara Municipal de Timon. Suplente do vereador Antonio Borges Pimentel, o Biú, ele ficará no cargo por 120 dias, tempo de licença tirada pelo vereador titular “para tratar de assuntos particulares”.
Após tomar posse como vereador, Neto Educação, fez um pronunciamento recheado de desabafo sobre o cargo que ocupou como diretor administrativo e financeiro do hospital Regional Alarico Nunes Pacheco. Ele agradeceu a oportunidade em que ficou no cargo onde teria aprendido muito, mas revelou que já faz algum tempo que aquela unidade de saúde não vem prestando um bom serviço médico a população.
Neto contou que o cargo já lhe estava causando um sofrimento pessoal tendo em vista que o hospital suspendeu várias especialidades médicas que mantinha até o ano passado e aliado a tudo isso tem faltado equipamentos e medicamentos para manter o bom funcionamento daquela unidade de saúde.
Homem de confiança tanto da prefeita Socorro Waquim quanto do deputado Sétimo Waquim, Neto contou que chegou a pedir ao casal que lhe tirasse da direção do Alarico para não ter que continuar assistindo a situação lamentável por que passa aquela unidade de saúde.
O que o ex-diretor do Alarico Pacheco falou não é nenhuma novidade no meio da sociedade de Timon. A diferença é que agora essa realidade de caos porque passa o hospital é reconhecida por alguém que ocupou cargo de confiança para ajudar a administrar aquela unidade de saúde.
Entre membros do Ministério Público, políticos, líderes comunitários e setores esclarecidos da população, é sentimento comum que desde o começo do ano, após o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad ter assumido o cargo e terceirizado os serviços do hospital, o Alarico Pacheco nunca mais foi o mesmo. Seus serviços foram reduzidos a quase 15% da sua capacidade.
O ex-direto administrativo Neto da Educação foi exonerado do cargo na semana passada pela Secretaria Estadual de Saúde. Para seu lugar foi nomeada a esposa do vereador Kennedy Gedeon, Josenilda Gedeon. A posse dela está marcada para acontecer nesta terça-feira às 09 horas no hospital. (Do blog do Elias Lacerda)

Congresso Nacional da Juventude do PSDB é lançado em Timon – MA.


À esq. o presidente nacional do Conselho de Ética da JPSDB, Ridz, ao lado do Secretário de Juventude da Executiva Nacional do PSDB,, Wesley Goggi; ao centro o Dep. Neto Evangelista, sec. geral do PSDB maranhense; de camisa da JPSDB, o jovem Denilson Carvalho, presidente da JPSDB de Timon; e os novos(as) filados da Juventude tucana timonense
Aconteceu na cidade de Timon – MA, o lançamento do Congresso Nacional da Juventude do PSDB que ocorrerá no Estado de Goiás, no mês de Dezembro e tem como objetivo reorganizar e estruturar o movimento de Juventude de modo que seja autônomo para que se possibilite defender e levantar bandeiras da Social Democracia.
O evento contou com a presença do Vereador Cássio, de Coroatá; do Dep. Estadual Luciano Leitoa e do Dep. Estadual Neto Evangelista além do Secretário de Juventude da Executiva Nacional do PSDB, Wesley Goggi e muitas outras lideranças regionais.
Em seu discurso o Representante Jovem da Executiva Nacional do PSDB Wesley Goggi enfatizou a tese do Congresso Nacional da Juventude do PSDB que acontecerá em Dezembro, no Estado de Goiás, afirmou que o PSDB estará construindo um projeto de progresso e desenvolvimento a cidade de Timon juntamente com o PSB do Deputado Luciano Leitoa, afirmou que em política é necessário possuir lado e falou que no Maranhão com certeza deve ser contrário ao clã Sarney e ao lado da população, enfatizou que em Timon a Juventude Nacional do PSDB tem um pré-candidato a vereador e fará tudo o que for possível para a eleição deste jovem que é o Pres. da Juventude do PSDB de Timon Denilson Carvalho.
Em sua fala o Pres. da Juventude do PSDB agradeceu a todos que somam no projeto de fortalecimento do PSDB, cumprimentou a quem chamou de grande amigo Wesley Goggi da Executiva Nacional do PSDB pela declaração de apoio e afirmou estar comprometido com o Projeto de fortalecimento da Juventude Social Democrata, disse que não podemos estar ao lado de um grupo que não oferece Educação, Saúde e impede o acesso a informação de nossa população para mantê-la no atraso.
O Dep. Estadual Luciano Leitoa criticou alguns problemas que a nossa cidade enfrenta como a falta de infraestrutura, saúde, educação de qualidade, afirmou que o PSDB é um parceiro histórico do nosso grupo político e se fortaleceu muito com a filiação de quadros importantes como o Candidato em 2008 a Vice Prefeito Jorge Rios e muitos outros. Convocou o jovem Denilson Carvalho a reunir esse grupo de jovens e discutir um Plano voltado a Juventude para que fosse colocado na Convenção como Plano de Governo do PSDB.
O Dep. Estadual e Sec. Geral do PSDB maranhense Neto Evangelista disse se sentir a vontade no meio dos jovens que em pleno domingo estava discutindo política, o Deputado fez um breve relato dizendo que o PSDB antes no Estado era um gigante adormecido porque não se reunia e muito menos conversava, disse que agora o partido esta se reorganizando no Estado através de 12 seminários regionais que irá possibilitar o engrandecimento a defesa do Projeto Nacional do PSDB, conclamou a Juventude a apoiar uma pessoa comprometida com seus ideais, com o partido, chamou o jovem Denilson Carvalho e disse que o PSDB Maranhense apóia seu projeto de pré-candidatura e que com certeza será um grande parlamentar.

Alexandre Almeida, ninguém merece.


Deputado Alexandre Almeida
Deputado Alexandre Almeida
Ninguém merece. A Assembleia Legislativa do Maranhão pode ganhar mais um deputado que age em defesa do governo de Roseana, com a mesma cara dura de Magno Bacelar.
Trata-se do jovem parlamentar Alexandre Almeida (PSD), que saiu hoje, 11, em defesa do governo, achando ser normal o aumento abusivo que a governadora Roseana Sarney fez de 86,9% nas tarifas de água e esgoto que a Caema quer aplicar.
É mole!?
Em defesa ao seu governo, o deputado de um mandato usou um argumento frajuto, comparando preços dos outros estados.
O líder da oposição na Casa, deputado Marcelo Tavares (PSB), que condenou o reajuste em seu pronunciamento, lembrou que os deputados da base governista condenaram o aumento do IPTU na capital, mas a Caema está pleiteando o aumento de tarifas junto ao órgão do governo comandado pelo ex-deputado Remi Ribeiro, que é a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão (ARSEP-MA), publicando até os editais de audiência pública conforme a lei manda.
De acordo com Tavares, Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, a quem a Caema é ligada, apresentaram duas propostas de reajuste para usuários dos serviços da Companhia, a menor para a cota residencial mínima, de 72.4 % e a dois é de 86.9 %.
Marcelo Tavares disse, ainda, que a Caema até hoje não conseguiu fazer um abastecimento com regularidade e se acha no direito aumentar abusivamente a tarifa em 86.9%.
“Isso é uma vergonha, é uma falta de respeito ao povo maranhense, ao povo de São Luís, ao povo de Imperatriz e das principais cidades do Maranhão”, finalizou Tavares.
Com informações: Blog do Luis Pablo

Curiosidade: Cobra mais antiga do país é do Maranhão. E não é o Sarney!


Vértebras de serpentes que viveram há 95 milhões de anos no Maranhão são os fósseis mais antigos desse tipo de réptil no País. A descoberta, feita por paleontólogos maranhenses, virou objeto de estudo na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Os cientistas esperam publicar, em breve, descrições minuciosas dos fósseis.
A paleontóloga Annie Schmaltz Hsiou acredita que as vértebras pertenceram a duas espécies da família Madtsoiidae, um galho seco da árvore evolutiva das serpentes que hoje não conta com representantes vivos.
Especialista em serpentes pré-históricas, Annie estava no doutorado quando Manuel Alfredo Araujo Medeiros lhe mostrou fotos de duas vértebras que havia encontrado na Falésia do Sismito, uma formação da Ilha do Cajual, a 30 quilômetros de São Luís (MA). Os dois cientistas participavam do 20.º Congresso Brasileiro de Paleontologia, em Búzios (RJ), há quatro anos.
Medeiros, um paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tentava, sem sucesso, identificar o animal pré-histórico de onde vieram os dois ossos. A pesquisadora não teve dúvidas: eram serpentes. E manifestou grande interesse pelo material que hoje está no Laboratório de Paleontologia da USP de Ribeirão Preto, onde Annie pesquisa e e leciona.
Ela evita especular sobre características e hábitos de animais que deixaram vestígios tão tênues da sua existência. Mas considera provável que, como muitas serpentes latino-americanas atuais, vivessem próximas a cursos d’água. “Deviam ser parecidas com jiboias, mas menores e mais finas”, pondera.
No lugar onde os fósseis foram achados existia, há 95 milhões de anos, um estuário – ponto de encontro entre o rio e o mar. Provavelmente, a corrente trazia do continente ossos de animais que eram despejados à margem do fluxo e soterrados. Muitos sedimentos se depositaram sobre o cemitério de animais pré-históricos, formando uma falésia de arenito que hoje recebe os choques do mar.
Quando a maré baixa – e, no Maranhão, ela pode variar até 7 metros -, os cientistas visitam o local e cavoucam a camada de 10 centímetros do paredão onde os fósseis ficaram depositados. A maioria está muito fragmentada, mas bastam 10 minutos para achar alguma coisa: dentes, escamas, vértebras… “Já achamos 10 mil fósseis neste sítio”, afirma Medeiros. “Mas faltam pesquisadores para analisar com cuidado as descobertas.”
Annie tem vontade de voltar ao local para procurar mais pistas sobre as serpentes. “É o único lugar do Brasil com registros de fauna terrestre do Cenomaniano (entre 93,5 e 99,6 milhões de anos atrás)”, afirma a paleontóloga, recordando que os fósseis apresentam grande analogia com a fauna pré-histórica da África. “Quando esses animais ainda viviam, os continentes tinham acabado de se separar: a África estava a menos de 600 quilômetros da costa.”

domingo, 9 de outubro de 2011

Flávio Dino sinaliza que não será candidato a prefeito e diz que “grande batalha é derrotar a oligarquia Sarney em 2014”.


“A nossa grande batalha é derrotar a oligarquia Sarney em 2014”. Com esta afirmação o presidente da Embratur e presidente estadual do PCdoB, Flávio Dino, voltou a pregar ontem (7), durante a abertura da 13ª Conferência Municipal do PCdoB em São Luís, na Assembleia Legislativa, o discurso de união das oposições e reafirmar que o projeto maior é a eleição para o governo do Estado em 2014.

Foto: Felipe Klamt
Com discursos uníssonos pela união dos partidos e permanente diálogo sobre as estratégias a serem traças para os pleitos de 2012 e 2014, estiveram presentes a Conferência representantes do PSB, PPS, PRTB, PP e PT, que protagonizaram uma grande festa das forças de oposição no Estado.
Na ocasião, diante da presença dos membros destas siglas, representantes dos movimentos sociais e da militância aguerrida que compareceram em grande em número ao ato, Flávio Dino falou sobre sua pré-candidatura à prefeitura de São Luís. Disse que o seu sentimento, neste momento, está voltado para derrotar a oligarquia Sarney na disputa estadual de 2014.
“Tenho convicção de que ganhamos aquela eleição [2010], mas a fraude eleitoral e o abuso do poder econômico adiaram naquele momento o projeto de fazer um ‘Maranhão de todos nós’, lembrou. Num pronunciamento bastante vibrante e emotivo, Flávio, atilado, deu sinais mais uma vez de que não concorrerá a sucessão municipal de São Luís.
“O PCdoB vai disputar a eleição de São Luís, eu vou disputar a eleição de São Luís, mas não significa necessariamente que eu seja o candidato. Nós temos que ter prudência, cautela e humildade, hoje a gente lidera as pesquisas, mas não sabemos se no próximo continuará assim”, precaveu Dino.
Em seguida, Flávio citou alguns nomes que podem ser o líder da chapa majoritária no próximo ano, como o ex-deputado Roberto Rocha, o ex-prefeito Tadeu Palácio e os deputados Rubens Júnior, Marcelo Tavares e Eliziane Gama. “Qualquer um deles podem ser o candidato em 2012 na condição de ajudar a derrotar o atraso em 2014 no Maranhão”, ressaltou.
Marcaram presença na Conferência Municipal do PCdoB o presidentes estaduais do PSB, José Antonio Almeida; do PPS, Paulo Matos; do PP, deputado federal Waldir Maranhão, os deputados Marcelo Tavares, Rubens Júnior e Eliziane Gama, o presidente e o vice-presidente do diretório municipal do PCdoB, Marcio Jerry e Geraldo Castro Sobrinho, respectivamente, que comandaram a mesa de trabalhos, o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP); o ex-deputado federal e presidente municipal do PSB, Roberto Rocha; o presidente municipal do PRTB, Ednaldo Neves; o membro do Diretório Estadual do PT, Márcio Jardim; entre outras lideranças.

Márcio Jerry é reeleito presidente do PCdoB de São Luís.


O jornalista Márcio Jerry foi reconduzido por unanimidade para mais um mandato como presidente do Comitê Municipal do PCdoB em São Luís. Os mais de 300 delegados presentes à 13ª Conferência Municipal do partido elegeram uma direção composta por 35 membros, que continuará sendo presidida por Jerry até 2013.
A nova direção terá como principal tarefa coordenar a participação do PCdoB nas eleições de 2012. Os comunistas também pretendem eleger de 4 a 5 vereadores em São Luís.
Márcio Jerry fará o terceiro mandato como presidente do Comitê Municipal de São Luís. Nos dois mandatos anteriores marcou sua atuação sobretudo como coordenador das campanhas eleitorais de Flávio Dino em 2008, para prefeito, e em 2010, para governador. Foi durante seu mandato que o partido elegeu pela primeira vez uma bancada na Câmara Municipal da cidade.
No discurso logo após a proclamação do resultado Jerry anunciou que o partido priorizar nos próximos dias a instalação de uma mesa de debates com outras forças partidárias e dos movimentos sociais sobre a situação de São Luís. Ele pretende, disse, reunir na mesma mesa o PCdoB, PSB, PDT, PTC, PRTB, PPS, PP, setores do PT, entidades dos movimentos sociais. “Vamos dialogar para construir um movimento em defesa de São Luís para que ano que vem possamos dar à cidade o presente que ela merece que é um prefeito decente”, declarou.

União Da Juventude Socialista (UJS) repudia tentativa de entregar DCE da UFMA a Sarney.


Era só o que faltava
Entregaram o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA para o Sarney.
Sem o menor respeito pela história do movimento estudantil da UFMA e pelo DCE, o coordenador da entidade, Gustavo Santos, se filiou ao PMDB de José Sarney e Roseana Sarney. Um absurdo que merece o nosso mais veemente repúdio!
Gustavo Santos vem há um certo tempo mostrando sua degradação política e moral. Enquanto os estudantes almejam um DCE de lutas, ele conduz a entidade apenas para realizar festas com o apoio de políticos da direita como Roberto Costa (PMDB), este apontado pela imprensa como a pessoa que seduziu Gustavo Santos para as hostes sarneysistas.
Cadê aquele DCE que lutava contra o aumento do preço das passagens e por mais e melhores ônibus? Cadê aquele DCE que não hesitava em exigir melhores condições de ensino e políticas de pesquisa e extensão? Cadê aquele DCE que protestava contra maracutaias como aquelas envolvendo a destinação de bolsas da FAPEMA para políticos desocupados? Cadê o DCE que honrava a tradição de muitas lutas em defesa dos estudantes?
Esse DCE aí desapareceu, escafedeu-se e agora está lá pelas bandas da Casa Mal Assombrada do Calhau.
No rock in Rio uma multidão de 100 mil pessoas vaiou e xingou o coronel Sarney, mostrando mais uma vez o repúdio a ele. O povo grita FORA SARNEY e “Sarney, vá tomar no c…” e o DCE aqui diz VEM SARNEY! Não dá, vamos reagir.
Se você, estudante da UFMA, quer limpar o DCE, se manifeste. Até mesmo uma parte da galera que compõe a atual gestão está insatisfeita com o Gustavo Santos Silvério dos Reis. Vamos protestar, respeitando assim a história de lutas do DCE da UFMA 17 de setembro.
DCE é pra lutar, DCE é para representar o interesse dos estudantes. DCE não é de Sarney!
São Luís, 06 de outubro de 2011.
Direção Estadual da UJS