sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parabéns à Flávio Dino.



 Hoje 30 de abril, o blog Matões em Destaque parabeniza o ex deputado Federal Flávio Dino por mais um ano de vida! Continue lutando por nosso estado!

Judiciário instala Vara de Execuções penais em Timon




Da esquerda para a direita: Procuradora Fátima Travassos, Jamil Gedeon, Guerreiro Júnio e juiz Simeão Pereira e Silva


O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Jamil Gedeon, o corregedor Guerreiro Júnior, e o juiz Simeão Pereira e Silva instalaram nesta sexta-feira, 29, a 7ª Vara da comarca de Timon  na sede do Fórum “Amarantino Ribeiro Gonçalves” (Rua dra. Elizete de Oliveira Farias, s/nº, bairro Parque Piauí).
 
A criação da vara foi regulamentada pela Lei Complementar n.º 131/2010 e autorizada sua instalação pelo pleno em 18 de agosto do mesmo ano. O juiz Francisco Ferreira Lima (6ª Vara) responderá pela unidade até a escolha do titular. “Essa (vara) era uma reivindicação antiga da população local atendida pelo Tribunal e vai ao encontro da recomendação do Judiciário nacional para que as execuções se concentrem em um único juiz e as decisões sejam uniformizadas”, destacou. 

A 7ª Vara dá início aos trabalhos com um total de 1.368 processos encaminhados pelas 5ª e 6ª Vara – 110 em tramitação; 400 de execução penal; 200 do Tribunal do Júri e 75 de entorpecentes (6ª Vara), e 558 de execução e 25 do Júri (5ª Vara).
 
Com a vara específica para a execução penal, serão ampliadas as ações do “Programa Começar de Novo”, executado há um ano na comunidade em parceria com projetos voltados para ressocialização dos presos por meio de cursos profissionalizantes e inclusão no mercado de trabalho. “Dos 85 presos da cidade inseridos no programa, 29 estão trabalhando com carteira assinada”, acrescentou o juiz.
 
Para o juiz da 5ª Vara, Josemilton Barros, um dos benefícios trazidos pela ampliação da estrutura da Justiça é a maior celeridade referente à análise dos processos dos presos provisórios, diante da concentração das execuções em outra Vara.
 
O presidente do TJMA, Jamil Gedeon, ressaltou que Timon é a 3ª maior comarca do Estado, com 7 Varas, e agora recebe uma unidade responsável pelo processamento das ações relativas ao Juizado Especial de Violência Doméstica contra a Mulher. 
Na ocasião, Gedeon anunciou melhorias para o fórum da comarca vizinha de Parnarama e entregou ao juiz responsável por essa comarca o projeto com a planta de reforma e ampliação do fórum local, reforçando o esforço da atual gestão em melhorar a estrutura física, material e de recursos humanos das unidades jurisdicionais de primeiro grau.
 
LEI - a 7ª Vara será responsável pela efetividade das decisões judiciais relativas à execução penal e ao acompanhamento do processo de reintegração de condenados em regime fechado, semiaberto e aberto; penas e medidas alternativas; correições de presídios; presidência do Tribunal do Júri; entorpecentes; Juizado Especial de violência doméstica contra a mulher e habeas corpus. Essas responsabilidades eram atribuídas, anteriormente, às 5ª e 6ª varas.
 
No presídio regional da comarca existem cerca de 300 presos e mais 50 presos provisórios e definitivos em outras unidades, a exemplo de São Luís, Caxias e Teresina. O município conta com três distritos policiais, central de flagrantes e delegacias da Mulher e do Menor Infrator. 

Os serviços judiciários da 7ª Vara no Fórum contarão com o apoio de 11 servidores, entre analistas, técnicos, auxiliares e oficiais de Justiça. A partir da instalação, a população de aproximadamente 156 mil habitantes já poderá contar com a prestação de serviço de mais essa unidade do judiciário.
 
O corregedor geral, desembargador Guerreiro Júnior, entregou ao diretor do Fórum de Timon a chave de um novo veículo para ser utilizado no serviço forense. Destacou a gestão compartilhada entre Tribunal e Corregedoria, no intuito de viabilizar soluções na área da execução penal e falou da necessidade de virtualizar os processos da unidade instalada.
 
Mutirão Carcerário – Durante a solenidade de instalação da 7ª Vara da comarca de Timon, foram encerrados os trabalhos do III Mutirão Carcerário no Maranhão, iniciados no dia 17 de março, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em parceria com o Poder Judiciário do Estado. 

Na oportunidade, o juiz auxiliar Luciano Losekann (CNJ) apresentou resultados dos trabalhos e destacou que o Maranhão foi um dos primeiros estados a aderir ao projeto de mutirão. “Enquanto alguns estados brasileiros ainda vão dar início à primeira edição, no Maranhão o mutirão já está em sua terceira edição”, ressaltou o juiz.
 
Ele informou que no dia 10 de maio começa a funcionar o sistema eletrônico de cálculo de penas, que possibilita informações completas e sistematizadas, gerando transparência e efetividade no acompanhamento do cumprimento da pena.
 
Segundo o magistrado o sistema carcerário do maranhão, a exemplo de todo o Brasil, ainda é deficiente. Na ultima inspeção realizada na capital, as delegacias e presídios apresentaram condições insalubres. Ele lembrou que dentre o total de 5.500 presos existentes no sistema carcerário, 60% são provisórios e que presos condenados cumprem penas em delegacias. 
O Mutirão teve o objetivo de dar maior efetividade à justiça criminal, por meio de um diagnóstico da situação dos presos e da realidade dos presídios, como também garantir o cumprimento da lei de execuções penais, com a revisão dos processos. 
Autoridades - Participaram da solenidade o coordenador do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário do TJMA, desembargador Froz Sobrinho (TJMA), responsável pela implantação do sistema de dados sociais do Programa Começar de Novo em todo o país pelo CNJ; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Rosimar Carneiro, e a corregedora Eulália Nascimento; Fátima Travassos, procuradora geral de Justiça; a prefeita de Timon, Socorro Waquim e o deputado federal Sétimo Waquim e juízes de Direito da região.
 
Os desembargadores Jaime Araújo e José Bernardo e os juízes Wlacir Barbosa e Vicente de Paula, também presentes ao ato, receberam placas de homenagem em reconhecimento aos trabalhos realizados quando atuaram na comarca de Timon. 


(Por Joelma Nascimento -Assessoria de Comunicação do TJMA ) 


Elias Lacerda/Portalaz

É festa em Matões-Ma


Por: Isael Marinho Stúdio

Rubens Júnior: governo trata com descaso os servidores e a Educação.


Ao proferir um discurso assinalando o transcurso do Dia da Educação, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) declarou na manhã desta quinta-feira (28) que no Maranhão não há muito o que comemorar, porque os professores da rede estadual continuam acampados em frente ao prédio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), lutando por melhorias para o exercício do magistério.
“Os índices educacionais do nosso Estado são desastrosos, a qualidade da instalação física das nossas escolas é vergonhosa e a governadora Roseana Sarney ainda por cima diz que não conversa com grevista invertendo a lógica do movimento sindical; ou seja, não conversa com grevista até a greve acabar”, assinalou o deputado.
Ele acrescentou que não há muito o que comemorar também porque o Plano Estadual de Educação e o novo Estatuto do Educador não foram encaminhados até agora pelo governo à Assembleia Legislativa.
Em seu discurso, Rubens Júnior lembrou que o próximo domingo, 1º de maio, é o Dia do Trabalhador, e o governo do Estado não se dispôs a dar nenhum reajuste salarial para os servidores públicos.
“A Constituição determina que o salário mínimo tem que ser reajustado anualmente, mas um governante sensível com os anseios de sua população e do seu funcionalismo não se vê obrigado a reajustar apenas o salário mínimo. Infelizmente eu não vi a Medida Provisória determinando o reajuste anual dos servidores públicos no Maranhão”, assinalou o parlamentar.
Ele fez referência também à Medida Provisória nº 093 que está publicada no Diário da Assembleia desta quinta-feira (28), que diz respeito à criação de cargos em comissão na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A MP elenca 14 municípios onde deverão ser criados Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas).
“Causa-me surpresa perceber que não há um critério claro para criação desses centros, isso tanto nos já existentes quanto os em construção. Senão vejamos, das 14 já elencadas: Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Codó, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês e São Luís. E eu pergunto: e São José de Ribamar, onde é que ficou a terceira cidade do nosso Estado? E Timon, a quarta cidade do nosso Estado que historicamente foi esquecida pelos governos estaduais? Timon não merece um Cetecma?”, questionou.
O deputado do PCdoB informou que apresentará uma proposta de Emenda à Medida Provisória, para que diversas cidades do Maranhão não fiquem sem ser contempladas com a criação dos Cetecmas.

Assembléia Legislativa do Maranhão.

Flávio deverá assumir Embratur numa articulação envolvendo direção nacional do PCdoB e Antonio Palocci.


O ex-deputado Flávio Dino já foi convidado e pode assumir a qualquer momento a presidência da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo). A indicação de Dino para o posto partiu da direção nacional seu partido, o PCdoB, numa articulação que envolveu o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
A agremiação vinha se queixando da reduzida participação no governo da ministra Dilma Rousseff – hoje conta apenas o ministério dos Esportes, sob o comando do ministro Orlando Silva, remanescente da administração do presidente Lula.
Diante da pressão exercida pelos cardeais da sigla e pelo fato de encabeçar a lista dos nomes a serem indicados pelo PCdoB, Flávio pode aportar, onde tudo caminha para isso, na direção da Embratur. Fato que desmonta o factóide de que Dino estaria ingressando no PSB.
Fonte : Blog do John Cutrim

quarta-feira, 27 de abril de 2011

GOVERNO DE MISÉRIA OU MISÉRIA DE GOVERNO?

Em comentário na postagem "EDUCAÇÃO: GOVERNO PRESSIONA COM O CORTE DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE", um professor faz desabafo que além de ser  testemunho de coragem é relato de dor e aflição.

Reclama o lente que Roseana está tirando o pão da boca dos seus filhos. Considera a causa dos professores revolucionária e marco contra a ditadura Sarney. Promete em reunião com a categoria recolher os contra-cheques para fazerem uma grande fogueira, como reação ao ato autoritário que lhes reduzem ainda mais os salários. Denuncia os diretores de escolas que recebem gratificações, em contrapartida aos cortes apontados nos Diários Escolares. Promete ainda resistência com o sangue e suor de uma classe que não se entrega.

O comentário é uma peça que espelha revolta profunda e disposição à luta na forma mais armada. Entre as principais causas está o comovente pedido do filho, que quer comida, mas o professor não pode lhe dar porque Roseana lhe usurpou seu salário.

Não se brinca com a fome do povo, nem tão pouco pode-se fazer troça da miséria humana.

GOVERNO DE ROSEANA DEVE REPETIR O MARANHÃO ENTRE OS PIORES.

O governo de Roseana Sarney patina entre o descaso e a incompetência. Durante o primeiro semestre de 2011, nada positivamente relevante poderá ser computado para o Estado. Greves, escândalos, denúncias, desvios foram constantes desde  os dias iniciais da atual gestão. Poucas são as esperanças até o final de mais um governo da Sarney, que saindo do virtual não resiste ao menor contato com a realidade.

O prenúncio veio com o anúncio do Secretariado, na sua maioria  sem habilitação. Entre os incapacitados, três tem se destacavam dado a escolha pelo critério da intimidade com Roseana Sarney. Olga Simão, Aluísio Mendes e Ricardo Murad respectivamente nas Secretarias de Educação, Segurança e Saúde.

Todos três já deram sobejas provas dos motivos que os mantém nos cargos. Mas Olga Simão representa o que há de vir de pior para o Maranhão.  O governo sem projetos ou iniciativas na Educação deve repetir o Estado, entre  os piores índices do Brasil em mais um ano de administração .
  







Rubens Júnior destaca convocação de secretária Olga Simão.


O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) destacou, na manhã desta terça-feira (26), a importância da aprovação do requerimento que convoca a secretária de Educação do Estado, Olga Simão, para que ela forneça informações sobre os motivos que levaram os professores do Estado a deflagrar e manter até agora a greve da categoria.
“Nada melhor do que todos nós juntos, Poder Legislativo conversando diretamente com a representante do Poder Executivo, no caso a secretária de Educação, para encontramos uma solução, um caminho, para trazer a verdade dos fatos sobre a greve dos professores”, declarou Rubens Júnior.
Ele assinalou que o requerimento de convocação de Olga Simão surgiu a partir de uma visita de uma comissão do sindicato dos professores à Assembleia Legislativa.
Em aparte ao discurso de Rubens Júnior, o deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM) declarou que considera inócua a convocação da secretária Olga Simão, porque a grave dos professores do Estado já foi declarada ilegal pela Justiça.
O deputado Manoel Ribeiro (PTB) também insistiu no argumento de que o requerimento apresentado pelo deputado Marcelo Tavares (PSB) é inócuo. “Esta greve de agora não existe. A secretária virá a esta Casa discutir que greve? Não existe greve. Greve houve no passado, foi no Governo de José Reinaldo e de Jackson”, frisou Manoel Ribeiro. Para o deputado Luciano Leitoa (PSB), até mesmo parlamentares da base do governo se sensibilizaram com os apelos feitos pelos professores em greve.
Após os discursos feitos pelos deputados Milhomem e Manoel Ribeiro, com criticas à convocação da secretária Olga Simão, o deputado Marcelo Tavares declarou, em um aparte ao discurso de Rubens Júnior, que o que está sendo feito pela bancada governista não desmoraliza a Oposição, desmoraliza a Assembleia Legislativa do Maranhão.
“Um requerimento foi aprovado em plenário e agora é lido um requerimento encaminhando para a Comissão de Constituição e Justiça para desfazer uma decisão do plenário é algo completamente inusitado. Se os líderes do governo não estiveram presentes aqui na sessão e receberam um puxão de orelha da governadora. Não é a desmoralização da Assembleia Legislativa que vai pagar por isso”, ressaltou Marcelo Tavares.

Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza, na próxima terça-feira (26), visitas à BR-135 e ao Aeroporto de São Luiz, no Estado do Maranhão

Dep. Federal Carlos Brandão



Agência Câmara

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (26) visita técnica e mesa redonda à BR-135, no trecho que liga São Luís ao município de Bacabeira, e ao Aeroporto de São Luiz. A iniciativa partiu do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), que apresentou requerimento alertando a necessidade de visita in loco dessas obras. O deputado Carlos Brandão, vice-Presidente da Comissão e Presidente da Subcomissão Permanente que acompanha as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), argumenta que a visita dos parlamentares à BR-135 busca somar esforços para agilizar o processo de licitação da obra de duplicação da rodovia, e ao aeroporto visa apurar de forma detalhada as causas que levaram a interdição das instalações do terminal de embarque e desembarque e cobrar agilidade nos reparos, além de cobrar a ampliação da obra.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (26) uma visita técnica à BR-135, no trecho que liga São Luís ao município de Bacabeira (MA). O deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), vice-presidente da Comissão e presidente da Subcomissão que acompanha as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), argumenta que a visita dos parlamentares e técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) busca somar esforços para agilizar o processo de licitação da obra de duplicação da rodovia. O grupo de trabalho irá apurar a ameaça de embargo na obra, além dos altos índices de acidentes registrados no local.

Os deputados pretendem buscar esclarecimentos aos questionamentos listados no relatório técnico do TCU. Segundo o deputado Carlos Brandão, o documento aponta que o processo licitatório, orçado em mais de R$ 290 milhões, estaria acima do recomendado. Porém, o DNIT afirma ter feito os ajustes recomendados pelo TCU. “A proposta da visita da Comissão é permitir que todos os esclarecimentos sejam colocados na mesa durante o encontro com o DNIT e TCU. Dessa forma, conseguiremos evitar possíveis atrasos e prejuízos à obra”, completa Carlos Brandão.

Além dos deputados estaduais e federais da bancada do Maranhão deverão estar presente representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-MA) e Associação Comercial do Maranhão (ACM) e apoio da Polícia Federal para o acompanhamento dos trabalhos.

A iniciativa partiu do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), que apresentou requerimento alertando a necessidade da visita in loco para acelerar o processo licitatório. “Essa obra é de enorme importância para acabar com os altos índices de acidentes. Há locais da rodovia que passaram a ser chamados de trechos da morte. É nossa obrigação garantir a execução dessa obra, respeitando as normas legais, como vem sendo feito em todos os Estados onde há pendências com obras do PAC”.

O Presidente da Subcomissão Permanente do Pac, Deputado Carlos Brandão, afirma que a intenção da comissão é repetir o trabalho elaborado pelo Comitê de Avaliação de Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), que avaliou em 2010 mais de 36 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ameaçadas de paralisação por questionamentos do TCU. Do total de obras analisadas pelo comitê restaram apenas seis obras embargadas. 

De acordo com o deputado Brandão, a visita à BR-135 já estava na pauta dos trabalhos tanto do COI como da Comissão de Fiscalização Financeira e controle. O parlamentar explica, entretanto, que a visita teve de ser adiada em razão do calendário eleitoral. “A visita é suprapartidária e não foi realizada em 2010 para fugir da conotação política, já que estávamos em pleno ano eleitoral”, afirma. 

Aeroporto

A comitiva formada pelos deputados da Comissão também realizará, na mesma data, uma visita técnica ao Aeroporto da São Luís – Cunha Machado. A iniciativa busca apurar de forma detalhada as causas que levaram a interdição das instalações do terminal de embarque e desembarque e cobrar agilidade nos reparos, além de cobrar a ampliação da obra.

O receio maior dos parlamentares é de que a obra, prevista para durar 150 dias, resolva apenas os problemas relacionados ao risco de desabamento da cobertura do terminal de passageiros e deixe os demais para uma segunda etapa. “É preciso ter a garantia de que todas as precariedades serão resolvidas. Caso contrário, o aeroporto não estará pronto para suportar o incremento de passageiros e continuará a oferecer riscos aos usuários pelo estado de precariedade. Isso poderá prejudicar seriamente os festejos juninos, que tem destaque em nível nacional, e o aniversário de 400 anos de São Luís”, afirmou o deputado Carlos Brandão.

A visita deverá contar com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Conselho Regional de engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Ministério Público Federal (MPF), Associação Comercial do Estado e entidades de classe. A intenção é realizar um relatório final apontando os principais problemas estruturais já diagnosticados no local. 

Os parlamentares da Comissão também deverão apresentar antigas reivindicações dos usuários do aeroporto. As reclamações já haviam sido repassadas à Infraero, mas ainda não há garantia se elas serão solucionadas. “A obra deveria contemplar a climatização e ampliação do aeroporto. Essas são velhas reclamações que já foram repassadas para nós diversas vezes e serão apresentadas durante a visita”, antecipa Carlos Brandão. “Faremos o possível para que a bancada do Maranhão colabore mutuamente no processo licitatório da BR-135 bem como a obra do aeroporto”, afirma.

FLÁVIO DINO CRESCE NA OPINIÃO POPULAR !





É impressionante como cresce a popularidade do ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B) em São Luís do Maranhão. Na última pesquisa, o líder da nova oposição do estado aparece em primeiro lugar disparado. Mesmo sem pretenções de ser candidato ano que vem, pelo que parece e pela vontade popular, Flávio Dino deverá ser empurrado pela população de São Luís a ser candidato a prefeito. A pesquisa é o maior medidor de opinião popular e se ele ainda não mostrou interesse em ser candidato, imaginem quando ele confirmar a sua pré-candidatura em 2012. Os adversários de Dino estão completamente preocupados com a onda vermelha que cresce na cidade e devido a fraca administração do prefeito João Castelo (PSDB), o candidato do PC do B dispara nas pesquisas.

Ainda tem gente dizendo que Flávio Dino não tem carisma. Vem aí a enquete dos candidatos a prefeito de São Luís em 2012.


Blog Balaio Maranhão

terça-feira, 26 de abril de 2011

ROSEANA SARNEY DESCONTOU OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES

Governo cumpre ameaça, corta salários e revolta ainda mais os professores.




Segundo o blog do Carlos Hermes o governo do estado descontou os salários dos professores grevistas.

"Uma professora grevista olhou hoje, 25, o espelho de seu contra cheque no portal do servidor e verificou que seu salário veio descontado em mais de 500 reais. Imediatamente me ligou e pediu que denunciasse a covardia do governo que além de cumprir as ameaças terroristas contra o movimento, prejudicou a milhares de alunos que ficarão sem reposição das aulas descontadas".

Fonte: Balaio Maranhão

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Governo do Estado e prefeituras maranhenses vão receber R$ 248 milhões de extras do Fundeb

Acostumados a chorar miséria por causa do governo do estado do Maranhão, os prefeitos do Maranhão estão recebendo uma bolada do Governo Federal referente a ajustes do Fundeb. São ao todo R$ 248,1 milhões para todos os municípios e Governo do Maranhão. Isso eles não divulgam. O maior repasse será recebido pelo Governo do Estado (R$ 66,2 mihões), Prefeitura de São Luís (R$ 12,6¨milhões), Imperatriz (4,5 milhões), Timon e Timbiras (R$ 4,1 milhões), Codó (R$ 3,3 milhões) e Açailândia (R$ 2,7 milhões). Veja abaixo a tabela completa: 
UF Municípios créditos/débitos complementação União 



MA ACAILANDIA 2.747.130,47 
MA AFONSO CUNHA 214.946,32 
MA AGUA DOCE DO MARANHAO 449.214,86 
MA ALCANTARA 583.328,15 
MA ALDEIAS ALTAS 967.767,96 
MA ALTAMIRA DO MARANHAO 247.694,98 
MA ALTO ALEGRE DO MARANHAO 679.754,45 
MA ALTO ALEGRE DO PINDARE 1.310.332,72 
MA ALTO PARNAIBA 326.433,98 
MA AMAPA DO MARANHAO 279.738,17 
MA AMARANTE DO MARANHAO 1.257.192,43 
MA ANAJATUBA 751.511,47 
MA ANAPURUS 561.620,76 
MA APICUM-ACU 558.541,30 
MA ARAGUANA 358.208,41 
MA ARAIOSES 1.413.405,05 
MA ARAME 953.081,74 
MA ARARI 851.773,10 
MA AXIXA 371.354,91 
MA BACABAL 1.593.536,67 
MA BACABEIRA 478.396,94 
MA BACURI 661.356,07 
MA BACURITUBA 185.293,92 
MA BALSAS 2.005.204,51 
MA BARAO DE GRAJAU 357.721,30 
MA BARRA DO CORDA 2.469.094,40 
MA BARREIRINHAS 2.121.160,19 
MA BELA VISTA DO MARANHAO 488.911,90 
MA BELAGUA 373.807,28 
MA BENEDITO LEITE 139.281,19 
MA BEQUIMAO 584.543,14 
MA BERNARDO DO MEARIM 143.385,27 
MA BOA VISTA DO GURUPI 302.951,70 
MA BOM JARDIM 1.436.523,40 
MA BOM JESUS DAS SELVAS 1.044.877,65 
MA BOM LUGAR 439.170,22 
MA BREJO 1.039.278,63 
MA BREJO DE AREIA 506.151,28 
MA BURITI 1.226.330,64 
MA BURITI BRAVO 677.346,87 
MA BURITICUPU 2.096.322,94 
MA BURITIRANA 477.204,35 
MA CACHOEIRA GRANDE 358.947,48 
MA CAJAPIO 325.392,56 
MA CAJARI 731.875,71 
MA CAMPESTRE DO MARANHAO 377.631,41 
MA CANDIDO MENDES 673.640,32 
MA CANTANHEDE 784.820,03 
MA CAPINZAL DO NORTE 347.032,77 
MA CAROLINA 579.515,22 
MA CARUTAPERA 826.308,76 
MA CAXIAS 3.766.566,17 
MA CEDRAL 273.545,65 
MA CENTRAL DO MARANHAO 335.661,16 
MA CENTRO DO GUILHERME 400.536,99 
MA CENTRO NOVO DO MARANHAO 742.502,65 
MA CHAPADINHA 1.981.610,25 
MA CIDELANDIA 443.878,99 
MA CODO 3.354.685,57 
MA COELHO NETO 1.412.072,48 
MA COLINAS 869.863,52 
MA CONCEICAO DO LAGO-ACU 595.925,94 
MA COROATA 1.917.204,74 
MA CURURUPU 854.236,66 
MA DAVINOPOLIS 387.743,23 
MA DOM PEDRO 525.075,96 
MA DUQUE BACELAR 463.945,88 
MA ESPERANTINOPOLIS 561.402,39 
MA ESTREITO 962.560,88 
MA FEIRA NOVA DO MARANHAO 290.841,02 
MA FERNANDO FALCAO 330.050,95 
MA FORMOSA DA SERRA NEGRA 625.567,15 
MA FORTALEZA DOS NOGUEIRAS 336.573,80 
MA FORTUNA 447.792,71 
MA GODOFREDO VIANA 238.059,07 
MA GONCALVES DIAS 433.828,76 
MA GOVERNADOR ARCHER 340.134,78 
MA GOVERNADOR EDISON LOBAO 449.791,56 
MA GOVERNADOR EUGENIO BARROS 560.120,22 
MA GOVERNADOR LUIZ ROCHA 266.776,44 
MA GOVERNADOR NEWTON BELLO 394.277,29 
MA GOVERNADOR NUNES FREIRE 961.217,11 
MA GRACA ARANHA 165.075,86 
MA GRAJAU 1.881.203,05 
MA GUIMARAES 294.374,00 
MA HUMBERTO DE CAMPOS 1.177.003,29 
MA ICATU 894.711,97 
MA IGARAPE DO MEIO 606.916,82 
MA IGARAPE GRANDE 323.270,54 
MA IMPERATRIZ 4.599.649,74 
MA ITAIPAVA DO GRAJAU 506.011,30 
MA ITAPECURU MIRIM 1.836.629,26 
MA ITINGA DO MARANHAO 817.535,10 
MA JATOBA 309.536,14 
MA JENIPAPO DOS VIEIRAS 543.295,17 
MA JOAO LISBOA 1.024.127,68 
MA JOSELANDIA 409.579,41 
MA JUNCO DO MARANHAO 247.493,42 
MA LAGO DA PEDRA 1.312.034,82 
MA LAGO DO JUNCO 328.012,90 
MA LAGO DOS RODRIGUES 274.895,01 
MA LAGO VERDE 574.061,77 
MA LAGOA DO MATO 378.208,11 
MA LAGOA GRANDE DO MARANHAO 448.884,52 
MA LAJEADO NOVO 245.830,51 
MA LIMA CAMPOS 322.128,34 
MA LORETO 305.941,57 
MA LUIS DOMINGUES 193.233,33 
MA MAGALHAES DE ALMEIDA 676.299,85 
MA MARACACUME 779.853,70 
MA MARAJA DO SENA 391.337,80 
MA MARANHAOZINHO 484.046,35 
MA MATA ROMA 635.376,63 
MA MATINHA 740.565,39 
MA MATOES 1.218.883,95 p
MA MATOES DO NORTE 677.509,24 
MA MILAGRES DO MARANHAO 215.696,59 
MA MIRADOR 409.920,95 
MA MIRANDA DO NORTE 822.764,58 
MA MIRINZAL 344.776,37 
MA MONCAO 1.120.973,91 
MA MONTES ALTOS 246.300,83 
MA MORROS 671.943,82 
MA NINA RODRIGUES 361.041,51 
MA NOVA COLINAS 195.797,68 
MA NOVA IORQUE 112.170,74 
MA NOVA OLINDA DO MARANHAO 705.560,32 
MA OLHO DAGUA DAS CUNHAS 504.225,22 
MA OLINDA NOVA DO MARANHAO 425.743,77 
MA PACO DO LUMIAR 1.345.399,37 
MA PALMEIRANDIA 647.677,67 
MA PARAIBANO 566.715,86 
MA PARNARAMA 1.184.741,13 
MA PASSAGEM FRANCA 521.436,60 
MA PASTOS BONS 430.794,09 
MA PAULINO NEVES 808.106,35 
MA PAULO RAMOS 832.803,62 
MA PEDREIRAS 759.411,69 
MA PEDRO DO ROSARIO 1.116.074,77 
MA PENALVA 1.260.842,99 
MA PERI MIRIM 301.070,43 
MA PERITORO 952.734,60 
MA PINDARE MIRIM 1.748.808,66 
MA PINHEIRO 2.180.772,94 
MA PIO XII 1.072.872,74 
MA PIRAPEMAS 600.584,33 
MA POCAO DE PEDRAS 805.183,66 
MA PORTO FRANCO 659.172,46 
MA PORTO RICO DO MARANHAO 233.327,90 
MA PRESIDENTE DUTRA 596.228,29 
MA PRESIDENTE JUSCELINO 468.755,43 
MA PRESIDENTE MEDICI 252.431,75 
MA PRESIDENTE SARNEY 700.487,61 
MA PRESIDENTE VARGAS 492.668,84 
MA PRIMEIRA CRUZ 477.450,71 
MA RAPOSA 770.200,99 
MA RIACHAO 559.638,70 
MA RIBAMAR FIQUENE 269.755,12 
MA ROSARIO 960.354,86 
MA SAMBAIBA 148.525,17 
MA SANTA FILOMENA DO MARANHAO 267.935,43 
MA SANTA HELENA 1.317.924,99 
MA SANTA INES 2.165.073,29 
MA SANTA LUZIA 2.584.792,52 
MA SANTA LUZIA DO PARUA 778.157,20 
MA SANTA QUITERIA DO MARANHAO 1.065.907,56 
MA SANTA RITA 785.139,18 
MA SANTANA DO MARANHAO 409.752,98 
MA SANTO AMARO DO MARANHAO 460.295,32 
MA SANTO ANTONIO DOS LOPES 532.035,54 
MA SAO BENEDITO DO RIO PRETO 809.651,68 
MA SAO BENTO 1.227.450,44 
MA SAO BERNARDO 878.486,01 
MA SAO DOMINGOS DO AZEITAO 217.902,60 
MA SAO DOMINGOS DO MARANHAO 1.129.814,76 
MA SAO FELIX DE BALSAS 132.416,79 
MA SAO FRANCISCO DO BREJAO 308.309,96 
MA SAO FRANCISCO DO MARANHAO 330.526,86 
MA SAO JOAO BATISTA 747.289,81 
MA SAO JOAO DO CARU 760.313,13 
MA SAO JOAO DO PARAISO 362.368,48 
MA SAO JOAO DO SOTER 657.576,74 
MA SAO JOAO DOS PATOS 503.766,10 
MA SAO JOSE DE RIBAMAR 2.225.945,82 
MA SAO JOSE DOS BASILIOS 264.150,50 
MA SAO LUIS 12.652.550,18 
MA SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO 796.180,44 
MA SAO MATEUS DO MARANHAO 1.095.285,61 
MA SAO PEDRO DA AGUA BRANCA 416.421,41 
MA SAO PEDRO DOS CRENTES 166.167,67 
MA SAO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS 444.763,64 
MA SAO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA 250.914,42 
MA SAO ROBERTO 271.188,46 
MA SAO VICENTE FERRER 574.392,12 
MA SATUBINHA 206.603,79 
MA SENADOR ALEXANDRE COSTA 365.705,50 
MA SENADOR LA ROCQUE 875.524,13 
MA SERRANO DO MARANHAO 422.636,32 
MA SITIO NOVO 588.120,91 
MA SUCUPIRA DO NORTE 261.300,60 
MA SUCUPIRA DO RIACHAO 182.343,24 
MA TASSO FRAGOSO 255.068,89 
MA TIMBIRAS 771.919,89 
MA TIMON 4.186.783,71 MA TRIZIDELA DO VALE 591.026,80 
MA TUFILANDIA 284.357,36 
MA TUNTUM 1.229.914,01 
MA TURIACU 1.603.917,25 
MA TURILANDIA 842.915,45 
MA TUTOIA 2.190.761,59 
MA URBANO SANTOS 851.330,77 
MA VARGEM GRANDE 1.468.723,35 
MA VIANA 1.428.690,37 
MA VILA NOVA DOS MARTIRIOS 332.492,12 
MA VITORIA DO MEARIM 1.034.900,20 
MA VITORINO FREIRE 1.058.903,19 
MA ZE DOCA 1.468.331,42 

MA GOVERNO DO ESTADO 66.272.536,92 

TOTAL 248.111.213,44 
(blog do Décio de Sá)