sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jackson Lago


Por José Reinaldo Tavares

Antes de ontem à noite tivemos a notícia do falecimento de Jackson Lago que a todos consternou. Morreu um grande homem, de enorme caráter. De honestidade a toda a prova.

Um homem a quem ninguém podia ficar indiferente. No meio de tantos admiradores leais, de tantas amizades ele soube construir uma carreira política invejável. Grande líder não era contestado. Um grande homem e um grande político.

Nunca mudou nem foi seduzido pelo poder. Mesmo quando o teve em sua plenitude ele o exerceu com humildade. Nunca o vi destratando ninguém. Sempre um trato educado com todos. Em casa e auxiliando-o em tudo e no trabalho uma grande e dedicada mulher, dona Clay. Eram inseparáveis.

Foi prefeito de São Luís por três vezes. Sua liderança era tal que nunca foi contestada. Chegou ao governo vencendo uma eleição histórica. Seu pecado foi vencer a família Sarney derrotando a própria herdeira do grupo. Nunca se conformaram, pois não sabiam viver sem o governo sob as suas ordens.

Desde o primeiro dia caíram sobre Jackson com fúria e torpeza. Insultavam, caluniavam dia e noite preparando o bote. Inventaram um processo falacioso para servir como base para a decisão que queriam política no tribunal, muito preparada e trabalhada pessoalmente por Sarney.

O processo não importava. O que importava eram os apoios que conseguiu no poder. Finalmente cassaram Jackson em uma decisão estapafúrdia e muito contestada mas, com apoio tão decisivo que conseguiu até , em desprezo a constituição, colocar no governo a perdedora da eleição.

A campanha suja teve de tudo. Até a tentativa de prendê-lo na famosa operação navalha como fez com muitos inimigos muito odiados.

Jackson, um homem de bem, não aguentou, sem muitos danos a sua saúde a saída do governo do jeito que foi. Nunca mais foi o mesmo. Enquanto isso seus algozes riam.

Agora com a morte desse grande homem José Sarney escreve linhas elogiosas a Jackson. E Roseana oferece os salões do palácio para o velório. Queriam passar a imagem de pessoas boas e altruístas.

Pensam que assim ficam limpos da sujeira feita...

Fonte : Balaio Maranhão

Nenhum comentário: