POR OSWALDO VIVIANI
Duas universidades do Maranhão estão entre as 70 instituições de ensino que serão punidas por apresentarem resultado insatisfatório na última avaliação nacional do MEC (Ministério da Educação). A relação foi divulgada hoje (22). A Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), de Caxias, e o Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), de Timon, obtiveram Índice Geral de Cursos (IGC) de 1,31 e 1,35, respectivamente.
São Paulo foi o estado com maior número de instituições que apresentaram IGC insatisfatório, com onze casos (mas é também o estado com o maior número de entidade de ensino superior). A relação completa foi divulgada no Diário Oficial da União.
No total, o processo de supervisão vai ser aplicado a uma universidade, sete centros universitários, duas instituições de ensino a distância e 60 faculdades.
O Índice Geral de Cursos (IGC), que foi divulgado na semana passada, é usado pelo MEC para avaliar o desempenho das instituições de ensino, levando em conta a nota dos alunos no Enade e também outros critérios, como a titulação dos professores e a estrutura das universidades e centros universitários. A avaliação vai de 1 a 5, sendo os mais próximos da maior os centros universitários melhor qualificados.
Como punição, as instituições listadas pelo MEC terão limitada a quantidade de novos estudantes e perderão a autonomia para abrir novos cursos e vagas (no caso de universidades, centros universitários e entidades de ensino a distância).
Todas também passarão pelo chamado processo de supervisão, que inclui uma espécie de auditoria na instituição, visitas de técnicos do MEC para tentar sanar as deficiências. (Com portais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário