domingo, 22 de julho de 2012

SUELY PEREIRA LIDERA COM FOLGA EM MATÕES.

Por: O Estado do Maranhão/ edição Blog do Klamt.


A prefeita de Matões, no leste maranhense, na microrregião de Caxias, Suely Pereira (PSB -coligação “Unidos Por Matões”), lidera com boa vantagem a disputa pelas intenções de voto do eleitorado do município. Assim, se a eleição fosse agora, a candidata seria reeleita com 67,8% da preferência dos matoenses, contra 19,7% do seu único adversário, Elinaldo Colaço (PSD – Coligação “A Força Do Povo”). Dos entrevistados, 5% anulariam o voto e 7,5% não opinaram ou não responderam à pergunta.

A apuração foi feita pelo Instituto Escutec na Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, nos dias 9 e 10 deste mês, ao ouvir 401 eleitores das zonas rural e urbana de Matões, divididos por sexo, grau de instrução, faixa etária (a partir dos 16 anos) e de renda. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Protocolo MA-00046/2012.

A favor de Suely Pereira, de acordo com a pesquisa Escutec/O Estado, pesa também seu baixo índice de rejeição pelo eleitor de Matões. Na pergunta “Em quem você não votaria de jeito nenhum?”, 17,2% apontaram para o nome da atual prefeita, contra 56,9% que responderam não ter a menor chance de votar em Elinaldo Colaço. 

Nesse quesito, 6,5% dos eleitores responderam que não rejeitariam nenhum dos candidatos, e outros 19,5% não responderam ou não souberam opinar.

O Escutec avaliou ainda o desempenho administrativo de Suely Pereira à frente do município de Matões. Por essa avaliação, sua administração é aprovada por 72,3% do eleitorado – somando-se quem respondeu “ótima” (21,9%) e “boa” (50,4%). A reprovação corresponde a 12% dos entrevistados – somando-se os itens “ruim” (7%) e “péssima” ( 5%). Um total de 12% considera a gestão “regular” e 3,7% não souberam opinar ou não responderam.

A pesquisa avaliou ainda as áreas de educação (79,1% de aprovação), limpeza pública (58,1% de aprovação), saúde (48,9% de aprovação) e infraestrutura (48,4% de aprovação).

Compondo a mostra censitária da pesquisa, pelo método PPT, o Instituto Escutec ouviu eleitores com mais de 16 anos nas zonas urbana (Centro, Taioba, Mangueira, Piçarreira, Matadouro, Substação, Alto da Seriema e Bela Vista) e rural de Matões (povoados Pedreiras, Laranjeiras, Limoeiro, União, Buritirana, Mucambo, Stº Antônio e Mandacaru).

Vale conferir a matéria completa no jornal O Estado do Maranhão

Nenhum comentário: