domingo, 19 de dezembro de 2010

TRE-MA realiza solenidade para a diplomação dos candidatos eleitos em 2010.


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Desembargador Raimundo Cutrim, presidiu a sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos em outubro. A cerimônia, realizada na última quinta (16) no Centro de Convenções "Governador Pedro Neiva de Santana", contou com uma platéia de familiares, amigos e assessores dos eleitos, além de autoridades que foram prestigiar os diplomandos.

Uma das  personagem da solenidade foi a Governadora reeleita Roseana Sarney (PMDB), que fora diplomada para o exercício do seu quarto mandato à frente do Executivo maranhense. Reeleita com 1.459.192 votos, equivalente a 50,08% dos votos válidos, Roseana chegou à solenidade em um micro-ônibus acompanhada entre outras pessoas pelo seu esposo, o empresário Jorge Murad, da filha Rafaela, dos netos Fernada e Rafael Sarney e da amiga particular e atual Secretária-chefe da Casa Civil Olga Simão.

Foram diplomados os 42 deputados estaduais, 18 federais, os senadores Edison Lobão e João Alberto (PMDB), a governadora Roseana Sarney e o vice Washington Luiz (PT), além de dois suplentes de cada coligação.

Uns exibiam orgulhosamente seus diplomas, enquanto outros beijavam o documento. Rubens Pereira Jr (PCdoB), por exemplo, beijou o diploma duas vezes, após mostrar ao público e humildemente entregou nas mãos dos pais Rubens e Suely. O mesmo foi massacrado pela oligarquia, quando no incio da campanha o mesmo tinha apoio de 11 prefeitos, onde do meio para o fim só ficou com o apoio de sua mãe a prefeita Suely, que não tem fixa suja e nem se rendeu as garras Sarney.


















Fotos: Leo Rodrigues

Um dos pontos altos da cerimônia foi a diplomação do petista Domingos Dutra. Após serem chamados, os diplomandos recebiam o Diploma dos membros da corte e em seguida cumprimentavam os membros da mesa. Já Domingos Dutra fez ao contrário. Como Roseana estava em pé [para cumprimentar os diplomados somente da coligação "dela", ainda mostrou que é mal educada] ao lado dos Juízes que entregavam os diplomas, Dutra primeiramente cumprimentou todos os presentes à mesa de honra. A platéia, em silêncio, fitava os olhos para os passos do Deputado e se indagavam: Ele cumprimentará ou não a Governadora?

Ao terminar os cumprimentos, Dutra passou por trás de Roseana [sem sequer olhar para ela] e dirigiu-se para receber o seu diploma, o que gerou inquietação nos presentes. Entretando, ninguém da platéia ainda imaginava o que ainda os aguardava. Após receber o diploma [para admiração de todos] Dutra decidiu cumprimentar a Governadora em um histórico aperto de mãos. Instantaneamente os presentes vibraram aos gritos e palmas.
Dutra, crítico fervoroso e opositor implacável da família Sarney, que fez até greve de fome pela aliança do PT com o PMDB no Estado, cumprimentou aquela e mostrou que tem educação, parabéns Dutra.

O senador Edison Lobão (PMDB) falou em nome de dos eleitos. Confirmou pela primeira vez publicamente ter sido convidado a voltar ao Ministério de Minas e Energia e elogiou o TRE pela “condução exemplar” do processo eleitoral, realizado de forma transparente, democrática e tranqüila “onde a vontade do povo prevaleceu por inteiro”.
Em discurso contundente e que surpreendeu até mesmo os membros da Corte, o desembargador Raimundo Cutrim, bateu forte na “judicialização” do processo eleitoral, criticando o excesso de proibições durante as eleições e alertou os parlamentares para a questão no projeto de reforma do Código Eleitoral.
“A cada ano as eleições ficam mais judicializadas, pede-se permissão da Justiça Eleitoral para tudo: de uma simples distribuição de santinhos até para a fixação de placas e cartazes. Vejo que o processo eleitoral está deixando de ser uma festa da democracia para ser uma festa de proibições”, declarou.
O Presidente, contudo, foi mais longe, considerou um “absurdo” a proibição de doação de um prato de comida a um eleitor com fome.
“Proibe-se tudo. Proibe-se showmícios, proibe-se dar carona, proibe-se ao eleitor escolher seu domicílio eleitoral, proibe-se até dar um simplório prato de comida a um cidadão-eleitor do interior, pois esse prato de comida pode ser interpretado como moeda de troca de seu voto, o que é um absurdo.” E completou: “Pior do que isso, é um pobre candidato a vereador no interior, que às vezes não tem condições de comprar um quilo de carne para sustento de sua família, ser acusado de prática de abuso de poder econômico”, "relembrou também à Roseana que a mesma prometeu fazer o melhor governo de Sua Vida, e pediu a mesma que não esquecesse da promessa de campanha", disse o presidente para aplauso das quase duas mil pessoas que lotavam o auditório.

Nenhum comentário: