quarta-feira, 30 de março de 2011

Cortejo de Alencar em BH usará carro que levou corpo de Tancredo.

Ex-vice-presidente defendia parceria com Lula e transparência ao abordar doença.


O cortejo fúnebre que levará o corpo do ex-vice-presidente José Alencar em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (31), terá os mesmos carros que foram usados após a morte de Tancredo Neves, em 1985.

Os dois modelos da American LaFrance, ambos fabricados em 1959, irão levar o corpo do ex-vice-presidente no trajeto que sai da Base Aérea da Pampulha e vai até o Palácio da Liberdade, onde será o velório. Todas as vias serão interditadas a partir das 6h30.

Atualmente, os dois automóveis são usados apenas para eventos solenes, como funerais de autoridades públicas e festas religiosas. Eles foram empregados também no cortejo de Aureliano Chaves, vice-presidente da República entre 1979 e 1985.

Os bombeiros vão mobilizar 40 oficiais, além de viaturas de resgate e médicos. O efetivo da Polícia Militar também estará espalhado por todo o trajeto.

Na chegada ao Palácio da Liberdade, o corpo do ex-vice-presidente será recebido por soldados do regimento Dragões da Independência. Como se trata de um funeral com honras de chefe de Estado, o caixão será carregado por oito homens, representantes do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.



Por volta de 13 horas, o corpo sairá do local em um carro funerário, escoltado por policiais, em direção ao Cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG). Alencar será cremado.

A polícia mineira não calculou a expectativa de público para o velório, mas diz esperar um número maior que o registrado no velório realizado nesta quarta (30) no Palácio do Planalto, em Brasília. Até o início da noite de hoje, pouco mais de 4.000 pessoas haviam participado do adeus a Alencar na capital federal.

Nenhum comentário: