quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO


VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATÕES

A Vigilância Sanitária de Matões, setor subordinado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que medicamentos encontrados na noite desta terça-feira, 25 do corrente mês, no local onde é depositado o lixo da cidade, foram de forma correta descartados por estarem com a validade vencida e, assim, impróprios para o uso. 


Não existem, ainda, regras definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a destinação de medicamentos vencidos. O que há é uma orientação de como proceder com o descarte desses produtos. Enterrá-los não se caracteriza como crime; crime seria receitá-los e aplicá-los.

Retirar medicamentos vencidos de circulação é o meio de prevenir contra eventuais utilizações. Lamentavelmente, na noite de ontem, foram desenterrados lixo químico, pondo em risco a saúde das pessoas que, por imprecaução, possam vir a se utilizar desses medicamentos. As responsabilidades de possíveis danos devem recair sobre aqueles que, impulsivamente, buscam denegrir a Secretaria de Saúde e o seu secretário, o Sr. Raimundo Nonato.

A motivação da denúncia é meramente política, visando de maneira irresponsável jogar a população contra a Administração Municipal. Portanto, estamos tomando as devidas providências para minimizar os danos causados por essa ação impensada, pois a ingestão de medicamentos vencidos pode provocar até a morte.

O trabalho deste órgão é proteger a saúde da população matoense, por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em vigilância sanitária.

Atenciosamente,


Enfermeira Silvaneta Ferreira Sousa
COORDENADORA  DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATÕES

Nenhum comentário: