De abril até outubro, todas as 58 escolas de Matões, desde o maternal até o Ensino fundamental, receberão o Mutirão Supervisionado, que está sendo realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Saúde na Escola. Com isso, estão sendo oportunizados aos estudantes teste de acuidade visual, atualização do calendário vacinal, palestras, distribuição de preservativos, kit bucal com escovas e creme dentais além da entrega de folders e cartilhas sobre DST/AIDS, alimentação, higiene entre outras informações. Para os estudantes da zona rural são oferecidos, ainda, consultas e exames.
Essas ações envolvem uma equipe multidisciplinar composta de dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, bioquímico, educador físico, médico, nutricionista entre outros.
Com este mutirão, Matões espera contribuir para que as crianças do município tenham mais saúde e melhor rendimento escolar.
Com informações enviadas por Marli Loureiro, articuladora do Selo UNICEF.
Matões reconta a história do negro com estudantes quilombolas.O calendário brasileiro tem o 13 de maio como data a Abolição da Escravatura no país, com a assinatura da Lei Áurea, em 1888. Mas, a história da luta pela abolição tem outros fatores que merecem serem ressaltados. Aproveitando este marco, professores e membros da Comissão Pró-Selo de Matões realizaram uma discussão sobre Cultura e Identidade Afrobrasileira com estudantes da comunidade quilombola chamada Mandacaru dos Pretos, na pauta o resgate histórico.
8 comentários:
Muito importante essa atuação dos organizadores do celo unicef.
Vejo a prefeitura atuando muito no que diz educação e programas federai.
Vejo a prefeitura atuando muito no que diz educação e programas federai.
Muito legal, a educação crescendo e nossas crianças aprendendo!
A Secretaria de Educação está de braços abertos para apoiar todas as ações,com conquista do selo quem ganha é o povo matoense.
Parabéns por este belissimo trabalho.
Esse Programa já foi na minha escola, achei o maximo,fiz varios testes de saúde,fiquei feliz pois nunca vi isso no meu colegio.
Acompanhei esta equipe até O Mandacarú dos Pretos realmente os trabalhos foi foram lindos, além das músicas, contos, resgate dos instrumentos usados pelos negros, comidas tipicas, dança capoeira.... o povo daquele lugar é bastante acolhedor.
Parabéns articuladora,Professores, coordenadores,alunos, comissão proselo por este sucesso.
Como participante do PSE vejo que o Municipio está crescendo e os alunos ganhando com esse crescimento, pois mutirões da Saúde e Educação estão levando benefícios não só na zona urbana como também na zona rural.
Postar um comentário