terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novo helicóptero do GTA entregue por Roseana é herança do governo Jackson Lago.

Roseana e helicoptero de jackson.

A governadora Roseana Sarney entregou na tarde de hoje (13), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), o helicóptero modelo EC145, tipo multimissão do Governo Federal. O valor do investimento foi de aproximadamente R$15 milhões de reais.

O que ninguém sabe é que a aeronave adquirida é fruto do Governo Jackson Lago (PDT), através de um convênio firmado com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O helicóptero é dotado de alta tecnologia e irá reforçar as operações da Secretaria de Segurança Pública no combate à criminalidade em todo o Maranhão.

Aquisição do helicóptero foi assinada ainda no ano de 2008, com o governador Jackson Lago e a secretária de Segurança Cidadã Eurídice Vidigal, sendo amplamente divulgado pela imprensa, conforme pode ser visto abaixo em matéria veiculada  na época no site do Ministério da Justiça e no portal Imirante.

O novo helicóptero vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA) em missões que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.

Até agora as ações que a governadora Roseana Sarney tem implantado na área de segurança não passam de repetições do programa de segurança do governo anterior, a exemplo da volta da Patrulha do Bairro, que teve o nome modificado para Ronda Comunitária e os Conselhos Comunitários de Segurança, os quais antes eram denominados de Conselhos de Segurança Cidadã.

Apesar disso, o sistema de comunicação da família Sarney sempre questionou o projeto “Segurança Cidadã” do governo Lula, implantado por Jackson e Eurídice no Maranhão e que o governo Roseana está tentando dar continuidade.

Não obstante, a falta de planejamento na implantação dos projetos ligados a segurança cidadã, a gestão de pessoas desqualificadas na administração destes projetos sem o devido preparo, a malversação dos recursos públicos e, principalmente, a falta de uma filosofia, capacidade técnica e conhecimento da área específica da segurança pública levaram o Maranhão a uma situação caótica de violência. O resultado mais recente disso foi a rebelião ocorrida no complexo de Pedrinhas.

Nenhum comentário: