|
Matões institui diretrizes para garantir ensino de arte e da história Afro-brasileira.
O Conselho Municipal de Educação de Matões aprovou, no dia 12 de julho, duas resoluções que são passos importantes para assegurar a todas as crianças do município o contato com as diversas linguagens artísticas e permitir que elas conheçam a história e cultura de origem indígena e afro-brasileira.
A primeira resolução (nº 001/2011) estabelece normas complementares no âmbito do Sistema Municipal de Ensino que complementem a lei nº11.769/2008, que trata da oferta obrigatória do conteúdo de música no componente curricular de arte da educação básica.
Já a segunda, de nº 002/2011, institui diretrizes curriculares para educação das relações étnico-raciais, e para o ensino da História da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Na plenária estavam presentes os representantes do Conselho Municipal de Educação, Subsecretaria de Educação e o Secretário de Educação. Como desdobramento a Secretaria de Educação ficou responsável por realizar uma formação inicial e continuada com os docentes.
Jovens de Matões mostram talento em recital de música.
Matões realizou o II Recital de Música com a participação dos adolescentes, orientadores e demais integrantes da equipe do Projovem Adolescente. Neste evento meninos e meninas tiveram participação ativa e não perderam a oportunidade de abrilhantar a noite de 6 de julho, no Centro de Convivência Vovó Baia.
Segundo a articuladora do Selo UNICEF, Marli Loureiro, o evento é importante para divulgar a cultura e potencialidades dos jovens de Matões.
O município tem a Escola Municipal de Música de Matões que tem como objetivo despertar a criatividade e desenvolver habilidades, além de cotidianamente incentivar os alunos a continuar os estudos.
No recital, estavam presentes o secretário e subsecretário Municipal de Assistência Social, secretário Municipal de Administração, coordenador do Projovem Adolescente, psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), diretor da Fundação de Cultura e integrantes da Comissão Pró-Selo.
Conservação ambiental é tema de projeto escolar em Matões.
"Educar para Preservar" é o título do projeto que abrange três escolas de Matões que envolveu, neste semestre, 243 alunos, professores e toda comunidade escolar da zona rural de Matões no processo de conservação do meio ambiente.
Ao longo deste período, o projeto realizou uma série de atividades voltadas à conscientização sobre poluição da terra, queimadas e importância da reciclagem, em escolas da rede municipal de ensino.
A iniciativa foi uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente com as escolas municipais Regina Brito Coutinho, Senador Alexandre Costa e Sebastião Ferreira de Almada. O encerramento do projeto aconteceu no dia 18 de junho, com várias apresentações e palestra do secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Com informações enviadas por Marli Loureiro, articuladora municipal do Selo UNICEF de Matões.
2 comentários:
Legal..a juventude está de parabéns.
Muito boa matéria, Professora Marli esta de parabéns..a secretaria de educação está de parabéns e o povo está de parabéns.
Postar um comentário