A sucessão municipal 2012 em Matões já começou a algum tempo. A largada foi dada.Na dianteira,naturalmente, está Suely Pereira,atual prefeita,que tem demonstrado firmeza,coragem e competência na gestão municipal.Verdade seja dita,nunca se viu em Matões um volume tão grande de obras e de investimentos em todas as áreas.
Por outro lado, a oposição vem perdendo nomes fundamentais, que juntam-se à situação.Das lideranças principais que postulam ao mandato do executivo municipal restam um ou dois, que poderiam ter cacife eleitoral e, que mesmo assim nem de longe ameaçam a liderança da atual gestora.
Outro elemento fundamental que deve ser enfatizado é o fato de que a eleição para o governo estadual em 2014 passa por Matões.Aqui temos um dos maiores articuladores políticos do Maranhão.Rubens Pereira conseguiu liderar um grupo que quase conseguiu ganhar o Governo do Maranhão em 2010 mesmo contra a máquina governamental e saindo com uma faixa de 1% nas pesquisas de opinião.
Quanto à Câmara municipal a tendência é de mudanças, haja visto que dois dos que foram eleitos pela situação estão hoje na oposição e que ao menos um deles não volta à Câmara. Ainda pesa o fato das filiações partidárias ,que tem até início de outubro para se definir,que devem definir melhor quem é quem e, onde realmente estão.É bom lembrar também, que haverá aumento de quatro vagas no legislativo municipal e,pelo que se vê, serão preenchidas,em sua maioria,pelos candidatos da situação.
O certo é que o PC do B receberá filiações importantes e poderá ser um dos partidos fortes da situação.O PDT compõe o governo,mesmo porque Suely Pereira é filiada a este partido. O PSB poderá ficar na base do governo municipal e o PT, por enquanto em Matões está controlado pela banda boa, que não deixou-se cooptar pela oligarquia longeva no Maranhão.Com a saída do grupo alagoano da oposição o PMDB (oposição) deve ficar desfalcado,pois o natural é a filiação de Fernando Tenório,Gabriel e Gilberto Neto nas fileiras partidárias da situação.
A oposição conta com o PTB do grupo Abreu,PMDB(agora desfalcado) e o PR que no município,não tem muita expressão política.
Até fins de setembro e início de outubro algumas coisas podem e deverão mudar e nós voltaremos para comparar a análise de hoje e atualizar aquilo que mudou.
Por: Professor Luciano
Nenhum comentário:
Postar um comentário